Análise e indexação de imagens na rede Flickr

Autores

  • Rafael Alves de Oliveira Universidade Federal da Paraíba/Instituto Federal de Pernambuco
  • Luciane Paula Vital Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245212.7-30

Palavras-chave:

Imagem. Indexação de imagens. Flickr. Redes sociais. Indexação social.

Resumo

O artigo apresenta um breve panorama sobre a disseminação e democratização da internet colaborativa, e de como esse processo popularizou o uso da imagem em suporte digital. Faz uma breve análise sobre a rede social Flickr, identificando seus objetivos, suas ferramentas, e alguns dos estudos relativos à sua usabilidade no âmbito da Ciência da Informação. Delimita a abordagem para as imagens armazenadas na rede, propondo um estudo qualitativo em torno da indexação livre realizada por seus usuários. Aplica a metodologiaestabelecida em estudo anterior como a mais apropriada para indexação de imagens fotográficas em ambiente web, comparando os resultados obtidos com a indexação livre realizada pelos usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Alves de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba/Instituto Federal de Pernambuco

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco. Bibliotecário-Documentalista do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Caruaru.

Luciane Paula Vital, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Assistente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2015-09-17

Como Citar

ALVES DE OLIVEIRA, R.; VITAL, L. P. Análise e indexação de imagens na rede Flickr. Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 7–30, 2015. DOI: 10.19132/1808-5245212.7-30. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/50968. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)