Representando a Information Literacy “Competências Informacionais” na Biblioteconomia

Autores

  • Rose Cristiani Liston Faculdade de Educação de Costa Rica
  • Plácida da Costa Santos Faculdade de Educação de Costa Rica

Palavras-chave:

Information literacy. Representação. Competência em informação. Tecnologia de informação. Bibliotecário.

Resumo

O artigo explora a representação da competência em informação, nesse trabalho, também explicitada como information literacy em relação às competências tecnológicas internalizadas e praticadas por bibliotecários. A proposta deste trabalho é poder representar competências socialmente vistas pelos profissionais da informação “bibliotecários”, uma vez que estamos inseridos no cenário atual da explosão informacional. Tendo, por conseguinte, condições de explorar e contextualizar a teoria ao objeto central deste, que é representar competências informacionais no uso das tecnologias de informação para bibliotecários. Percebendo assim, a importância da utilização das novas tecnologias em informação, para a formação do profissional bibliotecário contemporâneo, e ainda, a necessidade de atualização dos mesmos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rose Cristiani Liston, Faculdade de Educação de Costa Rica

Pedagoga, Licenciada em Letras e Bibliotecária, Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Mestranda Especial do Curso de Ciência da Informação UNEPS/Marilia-SP. Bibliotecária da FECRA CRB1/RP Nº 0498

Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2009-03-13

Como Citar

LISTON, R. C.; SANTOS, P. da C. Representando a Information Literacy “Competências Informacionais” na Biblioteconomia. Em Questão, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 287–300, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/5043. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo