Tecnologias da Web Semântica para a recuperação de dados agrícolas: um estudo sobre o International Information System of the Agricultural Science and Technology (AGRIS)
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245211.173-192Palavras-chave:
Informações agrícolas. Tecnologias da Web Semântica. Recuperação de dados.Resumo
As informações provenientes da agricultura estão distribuídas entre diversos agentes e instituições. Muitas dessas informações são disponibilizadas em formato digital, podendo ser acessadas por intermédio de tecnologias como a web. Contudo, a diversidade na cobertura conceitual dos temas da área e a heterogeneidade léxica dos termos utilizados para pesquisas são entraves na recuperação de dados e informações agrícolas. As tecnologias da Web Semântica podem contribuir no sentido de padronizar a representação semântica dos recursos informacionais disponíveis na web reduzindo estes entraves. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo descrever as tecnologias semânticas utilizadas no International Information System of the Agricultural Science and Technology – AGRIS, e apontar o papel destas no processo de recuperação de dados e informações agrícolas. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e uma análise exploratória no portal web do AGRIS, foram descritas as tecnologias utilizadas pelo sistema e suas principais contribuições.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.