Avaliação do impacto do treinamento sob a perspectiva da competência informacional: o caso do Portal de Periódicos da Capes

Autores

  • Fernanda Gomes Almeida Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Beatriz Valadares Cendón Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245211.26-50

Palavras-chave:

Portal de Periódicos da Capes. Competência informacional. Avaliação. Educação superior. Treinamento de usuário.

Resumo

Este estudo teve por objetivo verificar o impacto dos treinamentos para o uso do Portal de Periódicos da Capes no nível da competência informacional. A metodologia foi qualitativa e a amostra da pesquisa foi formada, na primeira etapa – teste pré-treinamento, por 14 alunos matriculados nos treinamentos de uso do Portal de Periódicos da Capes oferecidos à comunidade da Universidade Federal de Minas Gerais. Após o teste pré-treinamento, os estudantes passaram por uma sessão de instrução. Na segunda etapa da pesquisa – teste pós-treinamento e entrevistas, participaram sete dos 14 alunos presentes na etapa inicial. A coleta de dados foi realizada por meio de observação com gravação da tela do computador no teste pré- treinamento e observação com a respectiva gravação de tela e entrevista no póstreinamento, que ocorreu duas semanas após a primeira etapa. Os dados foram coletados e analisados com base no segundo padrão da norma da ACRL Information Literacy Competency Standards for Higher Education. Conclui-se que a participação nas sessões de treinamentos influencia positivamente a obtenção e o desenvolvimento das competências informacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Gomes Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Bibliotecária da Biblioteca Universitária da UFMG.

Beatriz Valadares Cendón, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutorado em Library and Information Science pela University of Texas at Austin. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

Downloads

Publicado

2015-05-08

Como Citar

ALMEIDA, F. G.; CENDÓN, B. V. Avaliação do impacto do treinamento sob a perspectiva da competência informacional: o caso do Portal de Periódicos da Capes. Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 26–50, 2015. DOI: 10.19132/1808-5245211.26-50. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/49451. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos