Análise macro das últimas atualizações dos Currículos Lattes
Palavras-chave:
Currículo Lattes, Atualização da Informação, Análise BibliométricaResumo
A completude e a atualização dos dados são fatores fundamentais para qualquer análise estatística. A Plataforma Lattes provê uma enorme quantidade de dados que podem ser utilizados em diferentes estudos bibliométricos bem como na análise de redes sociais podendo, por exemplo, auxiliar na tomada de decisões sobre políticas científicas. Considerando o grande volume e importância dos dados providos por esta plataforma ímpar, ainda não há estudos que evidenciem de forma macro a completude, corretude e atualização destes dados já que os mesmos são preenchidos pelos seus usuários. Neste contexto, este trabalho visa a analisar a última atualização dos currículos Lattes considerando um conjunto bastante representativo, composto de mais de três milhões de registros, de acordo com a formação acadêmica e a grande área de atuação profissional. Adicionalmente, foram utilizados dados históricos sobre a publicação de artigos completos para estimar a quantidade de artigos não registrados nos currículos Lattes. Dentre os resultados obtidos, um que merece destaque é a evidência de que para determinados grupos a falta de atualização possa representar mais de 20% do total de artigos publicados no último triênio.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.