Análise de bases de dados e termos de busca para estudos bibliométricos e monitoramento científico em nanocelulose

Autores

  • Douglas Henrique Milanez Universidade Federal de São Carlos
  • Antonio Carlos Alves Conserva Universidade Federal de São Carlos
  • Roniberto Morato do Amaral Universidade Federal de São Carlos
  • Leandro Innocentini Lopes de Faria Universidade Federal de São Carlos
  • José Angelo Rodrigues Gregolin Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Bibliometria. Bases de dados. Expressão de busca. Nanotecnologia.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi selecionar bases de dados e analisar os termos que compõem uma expressão de busca para nanocelulose, um nanomaterial sustentável que tem se destacado recentemente. Foram selecionadas bases de dados bibliográficos pertinentes à subárea de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, conforme classificação de bases do Periódicos-Capes. Duas bases multidisciplinares e duas específicas foram avaliadas quanto ao atendimento a critérios estabelecidos, que envolviam cobertura da base, recursos de busca, filtragem e coleta, e total de publicações em nanocelulose entre 2000 e 2012. Os termos de uma expressão de busca para nanocelulose foram analisados separadamente, como consequência do recente aumento dos sinônimos associados a este nanomaterial. Os resultados geraram insights e contribuições para o avanço dos estudos bibliométricos e de monitoramento científico em áreas complexas, emergentes e interdisciplinares, sobretudo sobre a nanocelulose.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Henrique Milanez, Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais e candidato ao doutoramento em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos.

Antonio Carlos Alves Conserva, Universidade Federal de São Carlos

Graduando em Biblioteconomia e Ciência da Informação, Universidade Federal de São Carlos.

Roniberto Morato do Amaral, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos. Professor do Departamento de Ciência da Informação.

Leandro Innocentini Lopes de Faria, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos e Doutor em Sciences de L'information Et Communication pela Université Paul Cézanne Aix Marseille III (França). Professor do Departamento de Ciência da Informação.

José Angelo Rodrigues Gregolin, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do Departamento de Engenharia de Materiais.

Downloads

Publicado

2014-12-22

Como Citar

MILANEZ, D. H.; CONSERVA, A. C. A.; AMARAL, R. M. do; FARIA, L. I. L. de; GREGOLIN, J. A. R. Análise de bases de dados e termos de busca para estudos bibliométricos e monitoramento científico em nanocelulose. Em Questão, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 114–133, 2014. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/49107. Acesso em: 28 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)