Outliers na Lei do Elitismo

Autores

  • Dávilla Vieira Odízio da Silva Fundação Universidade Federal de Rondônia; Curso de Biblioteconomia; Graduanda.
  • Alexandre Masson Maroldi Doutorando em Educação, Fundação Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
  • Luís Fernando Maia Lima Fundação Universidade Federal de Rondônia, Departamento de Economia. Doutor em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP.

Palavras-chave:

Outlier, Análise Exploratória de Dados, Lei do Elitismo, Bibliometria, Estatística

Resumo

Visualizando-se os autores mais produtivos (elite) como outliers ou valores discrepantes, este trabalho propõe uma nova maneira para quantificar esta elite usando-se os conceitos da Análise Exploratória de Dados, onde há a detecção de outliers. A Lei do Elitismo ou raiz quadrada proposta por Price do total de autores apresenta os seguintes problemas: nem sempre fornece um número inteiro, e, além disto, há dificuldade também de se enquadrar o valor teórico encontrado com os dados reais. Já o método dos outliers permite a identificação unívoca dos autores que compõem a elite. Ao final do trabalho, concluímos que o método outliers pode até gerar valores fracionados para o valor da quantidade de produção que define a elite, todavia, fornece um valor único para a identificação dos autores que compõem a elite de uma determinada área do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dávilla Vieira Odízio da Silva, Fundação Universidade Federal de Rondônia; Curso de Biblioteconomia; Graduanda.

Discente do curso de Biblioteconomia, integrante do grupo de pesquisa "Cartografia da produção científica da UNIR através de indicadores bibliométricos"

Alexandre Masson Maroldi, Doutorando em Educação, Fundação Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Líder do grupo de pesquisa "Cartografia da produção científica da UNIR através de indicadores bibliométricos"

Luís Fernando Maia Lima, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Departamento de Economia. Doutor em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP.

Vice-líder do grupo de pesquisa "Cartografia da produção científica da UNIR através de indicadores bibliométricos"

Downloads

Publicado

2014-12-22

Como Citar

SILVA, D. V. O. da; MAROLDI, A. M.; LIMA, L. F. M. Outliers na Lei do Elitismo. Em Questão, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 43–60, 2014. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/49088. Acesso em: 30 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)