Análise histórica sobre o desenvolvimento da Biblioteconomia e Ciência da Informação em Angola, Moçambique e Etiópia

Autores

  • Roberto Lopes dos Santos Junior Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

biblioteconomia em Angola, biblioteconomia em Moçambique, biblioteconomia na Etiópia

Resumo

Análise histórica, a partir de levantamento bibliográfico e revisão de literatura em fontes secundárias, sobre o desenvolvimento e principais características dos campos em biblioteconomia e ciência da informação em Angola, Moçambique e Etiópia, entre a segunda metade dos anos 1970 até os primeiros anos do século XXI. A pesquisa objetivou identificar como essas disciplinas foram desenvolvidas nos três países africanos que tiveram maior relação com o antigo bloco comunista. O artigo incialmente apresenta breve pano de fundo sobre o surgimento de Angola, Moçambique e Etiópia no cenário internacional a partir de meados dos anos 1970. Posteriormente, analisou como se deu a relação entre a biblioteconomia e ciência da informação dessas nações com o bloco socialista e os países ocidentais, e, por fim, apresentou a evolução dessas áreas nos três países, discutindo separadamente cada cenário. A pesquisa apresenta que os campos em biblioteconomia e ciência da informação angolano, moçambicano e etíope se consolidaram, apesar de décadas de guerra civil e instabilidade interna, com cursos e bibliotecas públicas e privadas em atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Lopes dos Santos Junior, Universidade Federal do Pará

Doutor em Ciência da Informação pelo convênio IBICT/ UFRJ. Professor adjunto do curso de Arquivologia pela Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2014-12-05

Como Citar

SANTOS JUNIOR, R. L. dos. Análise histórica sobre o desenvolvimento da Biblioteconomia e Ciência da Informação em Angola, Moçambique e Etiópia. Em Questão, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 188–206, 2014. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/48850. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)