A Competência Informacional fundamentada na dimensão ética

Autores

  • Priscila Lopes Menezes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elizete Vieira Vitorino Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

, Competência Informacional. Ética. Profissional da Informação. Atitudes. Virtudes.

Resumo

Trata da Competência Informacional, sinalizando os elementos constituintes da mesma. Apresenta a relevância de atitudes e virtudes que tenham como pano de fundo a moral e a ética. Postula que por meio das ações desenvolvidas pelo Profissional da Informação, ocorre a apresentação de novos saberes ao indivíduo, tornando-os mais reflexivos, incitando um novo modo de pensar e se relacionar. Demonstra as responsabilidades sociais dos profissionais que trabalham com a informação, instigando condutas harmoniosas que levem em conta a eficiência e também a felicidade e o bem do coletivo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Lopes Menezes, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) e especialização em Gestão em Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Arquivista na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atualmente afastada para cursar Mestrado em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina. Participa do grupo de Pesquisa Informação, Tecnologia e Sociedade.

Elizete Vieira Vitorino, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) na área de Gestão da Qualidade em Bibliotecas e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) na área de Mídia e Conhecimento e Educação a Distância (EaD). Atualmente é professora do Departamento de Ciência da Informação (CIN), Centro de Ciências da Educação (CED), da Universidade Federal de Santa Catarina, Curso de Biblioteconomia. Atualmente, é Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) em nível de Mestrado. É lider do Grupo de Pesquisa Competência Informacional (GPCIn) cadastrado no CNPq e certificado pela UFSC.

Downloads

Publicado

2014-12-05

Como Citar

MENEZES, P. L.; VITORINO, E. V. A Competência Informacional fundamentada na dimensão ética. Em Questão, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 86–107, 2014. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/46044. Acesso em: 16 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos