Morfologia para representação das necessidades de informação gerencial

Autores

  • Sérgio Farias de Albuquerque Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília.
  • Rogério Henrique de Araújo Júnior Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília.

Palavras-chave:

Gestão da informação, Organização da informação, Representação da informação, Necessidade de informação, Informação gerencial

Resumo

O artigo introduz uma morfologia para representar as necessidades dos tomadores de decisão que visa tornar mais efetivo o processo de produção da informação gerencial. Discute-se como uma morfologia de representação pode estar relacionada aos sinais que apontam para a ocorrência dos problemas da intempestividade e da imprecisão da informação produzida nos Núcleos de Informação. Com base nesta discussão são delineados os requisitos norteadores da morfologia e é apresentada a proposta da sua estrutura, acompanhada das suas propriedades. É mostrado um exemplo de aplicação e se conclui que a morfologia criada pode representar um novo referencial teórico-conceitual da ciência da informação para análises sobre a efetividade do processo de produção da informação que atende as necessidades dos tomadores de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Farias de Albuquerque, Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília.

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília e pesquisador da Faculdade de Ciência da Informação da mesma universidade.

Rogério Henrique de Araújo Júnior, Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília.

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília e Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da mesma Universidade. É co-líder do Grupo de Pesquisa: Representação e Organização da Informação e do Conhecimento.

Downloads

Publicado

2014-12-05

Como Citar

ALBUQUERQUE, S. F. de; ARAÚJO JÚNIOR, R. H. de. Morfologia para representação das necessidades de informação gerencial. Em Questão, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 166–187, 2014. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/42855. Acesso em: 5 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos