O futuro do jornalismo e a mudança na cultura profissional a partir da visão etnográfica de David M. Ryfe

Autores

  • Ana Carolina Kalume Maranhão Universidade de Brasília
  • Carlos Alves Müller Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Jornalismo. Cultura Profissional. Rotinas. Mudança. Jornais Regionais Norte-Americanos.

Resumo

Tratar do futuro do jornalismo e dos fatores que levaram jornalistas a não reagirem diante da mudança é o objetivo do trabalho etnográfico empreendido por David M. Ryfe em Can Journalism Survive? An Inside Look At American Newsrooms. Ao longo de 220 páginas, o autor aborda os fatores pelos quais jornais norte-americanos não conseguiram lidar com as alterações causadas pelo desenvolvimento tecnológico. A obra apresenta uma reflexão sobre os significados da prática profissional do jornalismo, propondo um enredo que aponta o modo como a industria dos jornais e os jornalistas atuam na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Kalume Maranhão, Universidade de Brasília

Graduação em Comunicação pelo Centro Universitário de Brasília (2003), especialização em Bioética pela Universidade de Brasília (2004) e mestrado em Comunicação (com área de concentração em Teorias e Tecnologias da Comunicação) pela Universidade de Brasília (2008). Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Multimídia e Internet - Faculdade de Tecnologia - Departamento de Engenharia Elétrica - Universidade de Brasília

Carlos Alves Müller, Universidade de Brasília

Doutor em Ciências Sociais - Estudos Comparados sobre as Américas pela Universidade de Brasília. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo Gráfico e Audiovisual pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978). Pós-graduado (especialização) em História Contemporânea (Unisinos), Ciência Política (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Comunicação (UnB). Tem experiência profissional e docente em Comunicação, com ênfase em Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, jornalismo, história econômica, estudos comparados em ciências sociais.

Downloads

Publicado

2014-06-11

Como Citar

KALUME MARANHÃO, A. C.; MÜLLER, C. A. O futuro do jornalismo e a mudança na cultura profissional a partir da visão etnográfica de David M. Ryfe. Em Questão, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 291–295, 2014. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/41895. Acesso em: 9 dez. 2022.

Edição

Seção

Resenhas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)