A Diplomática contemporânea como instrumento para a organização da informação em arquivos

Autores

  • Mônica Maria de Pádua Souto da Cunha Chefe do Memorial da Justiça do Poder Judiciário de Pernambuco
  • Fábio Silva Mascarenhas Docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Palavras-chave:

Arquivística, Diplomática, Análise Tipológica. Tipologia Documental.

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão teórico-conceitual relacionando a Diplomática, a Análise Tipológica e a Arquivologia. Expõe aspectos conceituais e contribuições da Diplomática para a elaboração de metodologia voltada à análise tipológica de documentação arquivística. Considerou-se como fonte de base documental a literatura nacional e estrangeira, disponíveis em artigos de periódicos, livros, teses e anais de eventos. Analisou-se a relação entre a Arquivística e a Diplomática, incluindo evoluções conceituais e o processo de identificação documental em arquivos. Discutiram-se os princípios da arquivística, relacionando-os ao processo de análise tipológica em arquivos, o que inclui as aplicações e modelos de análises tipológicas. Considera por fim que, pautado em metodologia da Diplomática Contemporânea ou Tipologia Documental, pode-se viabilizar o uso de uma linguagem consistente, precisa e específica para a produção de índices tipológicos, permitindo que sejam usados como instrumento de recuperação da informação em arquivos permanentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Maria de Pádua Souto da Cunha, Chefe do Memorial da Justiça do Poder Judiciário de Pernambuco

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco.

Fábio Silva Mascarenhas, Docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP)

Docente do Departamento de Ciência da Informação da UFPE e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (UFPE)

Downloads

Publicado

2014-12-05

Como Citar

DA CUNHA, M. M. de P. S.; MASCARENHAS, F. S. A Diplomática contemporânea como instrumento para a organização da informação em arquivos. Em Questão, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 28–43, 2014. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/40919. Acesso em: 18 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos