A Produção Acadêmica no Brasil sobre Ciência da Informação: um estudo a partir da Teoria do Conhecimento de Habermas

Autores

  • André Felipe de Albuquerque Fell Universidade Federal de Pernambuco
  • Luciane Paula Vital Universidade Federal de Santa Catarina
  • Murilo Artur Araújo da Silveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Fabio Assis Pinho Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco
  • Anna Elizabeth Galvão Coutinho Correia Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Ciência da Informação. ENANCIB. Teoria do Conhecimento. Jürgen Habermas.

Resumo

A ciência da informação busca em outras áreas do conhecimento elementos que a auxiliem na ampliação da compreensão acerca de seu objeto de estudo, a informação. É importante analisar de que forma o processo de construção teórica vem acontecendo. Esse trabalho tem como objetivo avaliar o estado da arte da área de Ciência da Informação no Brasil, a partir da análise de trabalhos publicados nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), no período de 2003 a 2009, utilizando-se como base conceitual a teoria do conhecimento de Jürgen Habermas. Este estudo pode ser caracterizado como uma pesquisa documental, em que predomina o método qualitativo de natureza interpretativa. Entre alguns dos resultados, percebeu-se que o interesse técnico engloba aproximadamente 91% de todos os trabalhos publicados nos ENANCIBs, enquanto o interesse prático representa aproximadamente 8% dos trabalhos e o interesse emancipatório constitui apenas 1%. Foi possível ainda verificar na análise dos resultados do estudo uma tendência generalizada ao interesse técnico, que de certa forma reproduz os métodos vigentes nesse campo científico em detrimento dos interesses práticos e emancipatórios que valorizam e potencializam a presença dos diversos atores sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Felipe de Albuquerque Fell, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor e Mestre em Administração pela UFPE. Bacharel em Administração de Empresas pela UPE. Professor no Departamento de Ciência da Informação da UFPE, atuando nos cursos de graduação e Pós-graduação em Ciência da Informação.

Luciane Paula Vital, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra e Doutoranda em Ciência da Informação pela UFSC. Bacharel em Biblioteconomia pela UFSC. Professora no Departamento de Ciência da Informação da UFSC, atuando nos cursos de graduação.

Murilo Artur Araújo da Silveira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Comunicação e Informação pela UFRGS. Mestre em Ciência da Informação pela PUCCAMP. Bacharel em Biblioteconomia pela UFPE. Professor no Departamento de Ciência da Informação da UFPE, atuando nos cursos de graduação.

Fabio Assis Pinho, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela UNESP. Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela UFSCar. Professor no Departamento de Ciência da Informação da UFPE, atuando nos cursos de graduação e Pós-graduação em Ciência da Informação.

Anna Elizabeth Galvão Coutinho Correia, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Ciência da Informação pela UFMG. Mestra em Ciência da Informação pela UFSC. Bacharel em Biblioteconomia pela UFPE. Professora no Departamento de Ciência da Informação da UFPE, atuando nos cursos de graduação e Pós-graduação em Ciência da Informação.

Downloads

Publicado

2014-06-11

Como Citar

FELL, A. F. de A.; VITAL, L. P.; SILVEIRA, M. A. A. da; PINHO, F. A.; CORREIA, A. E. G. C. A Produção Acadêmica no Brasil sobre Ciência da Informação: um estudo a partir da Teoria do Conhecimento de Habermas. Em Questão, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 127–150, 2014. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/40811. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>