A questão da acessibilidade digital na literatura dos anais do ENANCIB (1994-2012)

Autores

  • Marckson Roberto Ferreira de Sousa Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Fabiana Aparecida Lazzarin Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Palavras-chave:

Acessibilidade Digital, Arquitetura da Informação, Ciência da Informação, ENANCIB

Resumo

O trabalho objetiva investigar a expansão de temáticas emergentes na contemporaneidade dentro do cenário da Ciência da Informação como a Acessibilidade Digital, alinhada a propostas que venham a contribuir para a construção de ambientes informacionais digitais mais inclusivos. Focalizamos trabalhos publicados nos Encontros Nacionais de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (ENANCIB) compreendida no período de 1994 a 2012. O percurso metodológico considerado neste estudo utiliza uma abordagem quali-quantitativa de corpus empírico. Os resultados revelaram que nos últimos anos houve um crescimento exponencial do número de trabalhos com a temática referente à Acessibilidade e que metodologias como a Arquitetura da Informação têm sido referenciadas como proposta de inclusão de pessoas com deficiência nos ambientes informacionais digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marckson Roberto Ferreira de Sousa, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Possui Doutorado em Engenharia Elétrica na área de Processamento da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (1999), com pesquisa na área de Interfaces Humano-Computador, Mestrado em Engenharia Elétrica na área de Processamento da Energia pela Universidade Federal da Paraíba (1992), Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1990). Na Pós-Graduação trabalha especialmente os seguintes temas: Arquitetura da Informação; Usabilidade; Acessibilidade; Interação Humano-Computador; Estudos de usuários de sistemas interativos; Sistemas de Informação para a Web.

Fabiana Aparecida Lazzarin, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestranda em Ciência da Informação – área de concentração Memória, Organização, Acesso e Uso da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri.

Downloads

Publicado

2014-06-10

Como Citar

SOUSA, M. R. F. de; LAZZARIN, F. A. A questão da acessibilidade digital na literatura dos anais do ENANCIB (1994-2012). Em Questão, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 62–85, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/39536. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)