Meios digitais participativos: o difícil trânsito do receptor ao produtor
Palavras-chave:
Palavra Meios digitais. Participação. Acesso. Limitações.Resumo
Durante a profunda crise econômica e institucional e a intensa mobilização social e política que os argentinos viveram no início do século, multiplicaram as experiências de comunicação alternativa que tentaram responder às exigências de expressão e de informação de grandes setores da população. Muitos destes novos meios sejam desenvolvidos em digital. Em suas tentativas de construir novos modelos de comunicação, essas iniciativas fizeram modificações dos papéis tradicionais dos sujeitos do processo de comunicação (jornalistas e público) que tendia a desintermediação e a maior participação. A participação é um dos princípios fundamentais da tradição latino-americana que definiu a política de comunicação como condição de "comunicação democrática". No entanto, estas propostas apresentaram sérias dificuldades e limitações significativas para a mudança da passiva recepção do público à atividade produtiva.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 3.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.