Os discursos sobre a leitura na formação de leitores

Autores

  • Fabíola Ribeiro Farias Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria da Conceição Carvalho Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Leitura. Literatura. Formação de leitores

Resumo

O artigo discute as várias acepções do termo “leitura”, de acordo com as distintas situações em que é empregado, buscando compreender seu uso na pedagogia da leitura e em projetos para a formação de leitores. Para isso, analisa o discurso de autores e escritores sobre a leitura, através de textos teóricos e literários, bem como definições estabelecidas por dicionários da língua portuguesa, concluindo que, apesar da polissemia da palavra, é importante que pesquisadores, professores e bibliotecários compreendam o conceito de que se valem ao empregar o termo em seus projetos e pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabíola Ribeiro Farias, Universidade Federal de Minas Gerais

Fabíola Ribeiro Farias é graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na mesma universidade.

Maria da Conceição Carvalho, Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Estudos Literários pela Faculdade de Letras, também da UFMG. Atualmente é professora adjunta na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais filiada à linha de pesquisa Informação, Cultura e Sociedade, atuando na graduação e na pós-graduação.

Downloads

Publicado

2014-12-05

Como Citar

FARIAS, F. R.; CARVALHO, M. da C. Os discursos sobre a leitura na formação de leitores. Em Questão, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 108–129, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/38658. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo