O Discurso do desejo no cinema de Almodóvar
Palavras-chave:
Almodóvar. Polifonia. Dialogismo. Personagem. Desamparo.Resumo
O artigo trata dos filmes relativos à primeira fase do cinema de Almodóvar, em específico a última obra desta fase, A lei do desejo. Os conceitos de polifonia e dialogismo de Bakhtin são trabalhados de modo a ajudar a refletir sobre a construção narrativa almodovariana e a relevância de seus personagens masculinos na composição do conjunto de sua obra. Em foco, o modo como o diretor dá vazão a um fenômeno subjetivo contemporâneo, que é a do sujeito desamparado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.