O Discurso do desejo no cinema de Almodóvar

Autores

  • Ana Ângela Farias Gomes Universidade Federal de Sergipe
  • Anike Lamoso

Palavras-chave:

Almodóvar. Polifonia. Dialogismo. Personagem. Desamparo.

Resumo

O artigo trata dos filmes relativos à primeira fase do cinema de Almodóvar, em específico a última obra desta fase, A lei do desejo. Os conceitos de polifonia e dialogismo de Bakhtin são trabalhados de modo a ajudar a refletir sobre a construção narrativa almodovariana e a relevância de seus personagens masculinos na composição do conjunto de sua obra. Em foco, o modo como o diretor dá vazão a um fenômeno subjetivo contemporâneo, que é a do sujeito desamparado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Ângela Farias Gomes, Universidade Federal de Sergipe

Jornalista, mestre em Sociologia (Universidade Federal do Ceará - UFC), doutora em Comunicação (Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos) e professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Leciona disciplinas sobre cinema e TV no curso de Audiovisual do Depto. de Comunicação. Pesquisa sobre audiovisual, cinema e discurso. É pesquisadora do Laboratório de Pesquisa e Produção em Audiovisual (LAPPA) e autora do livro A midiatização social: Globo e Criança Esperança tematizando a realidade brasileira.

Downloads

Publicado

2013-12-19

Como Citar

FARIAS GOMES, A. Ângela; LAMOSO, A. O Discurso do desejo no cinema de Almodóvar. Em Questão, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 129–144, 2013. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/38334. Acesso em: 26 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos