Informação, democracia digital e participação política: uma breve revisão teórico-analítica

Autores

  • José Carlos Sales Santos Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Informação. Democracia digital. Participação política.

Resumo

O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação revela, na contemporaneidade, transformações substanciais no modus operandi das diversas instâncias sociais, como a economia e a política. A internet configura-se como uma rede profícua para a transferência das atividades humanas tradicionais – saúde e educação, como exemplos – para uma cultura cibernética (ou cibercultura), pois a mesma viabiliza a produção e o compartilhamento de informações/ conteúdos informacionais a partir de computadores interconectados. Desta forma, o artigo discute determinados aspectos conceituais acerca da participação política em rede, especificamente em websites dos deputados da Assembleia Legislativa da Bahia. Revisa os contornos conceituais acerca do ‘ciberespaço’ e da ‘ciberdemocracia’, considerando a informação como uma prerrogativa essencial ao regime democrático, assim como os pressupostos teóricos da democracia digital e participação a partir da crítica da participação política na sociedade fragmentada. Considera, derradeiramente, que a internet poderá constituir um importante instrumento de reforço ao regime democrático, justificados nos argumentos supracitados, mas revela outros aspectos relacionados à participação política em rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Sales Santos, Universidade Federal da Bahia

Doutorando e Mestre em Ciência da Informação - PPGCI/UFBA (bolsista FAPESB); Pós-Graduado em Gestão da Comunicação Organizacional Integrada - NPGA/EAUFBA e Graduado em Biblioteconomia e Documentação pelo Instituto de Ciência da Informação - ICI/UFBA. Bibliotecário Servidor da UFBA - Membro do Núcleo Científico SIBI. Professor da especialização em Tecnologia, Inovação e Gestão do Conhecimento - ICI/UFBA e instrutor de cursos da Coordenação de Desenvolvimento Humano - CDH (Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas - PRODEP/UFBA). Aprovado no processo seletivo simplificado para Professor Temporário do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC/UFBA - Edital 002/2012 de 31/01/2012), para as disciplinas Produção de Texto I e Estudos sobre a Contemporaneidade I. Possui experiência em Pesquisa na Internet, Informação Pública e Participação Política em Rede

Downloads

Publicado

2013-12-19

Como Citar

SANTOS, J. C. S. Informação, democracia digital e participação política: uma breve revisão teórico-analítica. Em Questão, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 195–216, 2013. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/36803. Acesso em: 9 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos