Tempo do conhecimento interativo: reflexões sobre a inteligência coletiva e o pensamento complexo

Autores

  • Angela Halen Claro Bembem Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Júlio Afonso Sá de Pinho Neto Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Palavras-chave:

Inteligência coletiva, Pensamento complexo, Informação e Tecnologia

Resumo

A predominância das tecnologias da informação e comunicação na atualidade tem encaminhado a Ciência da Informação a diferentes contextos de tempo e espaço. O tempo do conhecimento interativo e o Espaço do saber trazem novas perspectivas quanto à concepção e o uso das tecnologias. Utilizando como procedimento metodológico a análise exploratória e descritiva, pretende-se discorrer sobre essas alterações e refletir como a Ciência da Informação tem se posicionado frente a esses desafios. Observou-se que o pensamento crítico torna-se alternativa para a compreensão das tecnologias longe de uma prerrogativa determinista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Halen Claro Bembem, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Departamento de Ciência da Informação área de Informação e Tecnologia.

Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Departamento de Ciência da Informação, área de Informação e Tecnologia.

Júlio Afonso Sá de Pinho Neto, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Departamento de Comunicação e Turismo e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Downloads

Publicado

2014-06-10

Como Citar

BEMBEM, A. H. C.; SANTOS, P. L. V. A. da C.; DE PINHO NETO, J. A. S. Tempo do conhecimento interativo: reflexões sobre a inteligência coletiva e o pensamento complexo. Em Questão, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 11–31, 2014. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/36624. Acesso em: 9 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)