Fundamentos teóricos e estéticos do Novo Cinema Latino-Americano

Autores

  • Silvana Flores Universidad de Buenos Aires - CONICET

Palavras-chave:

Teoría. Estética. Manifestos. Cinema. Política.

Resumo

Propomos estabelecer uma análise das bases teóricas e estéticas precursoras da agenda política e de estilo do Novo Cinema Latino-Americano ao longo das décadas, que estão associadas com a produção e recepção de obras de arte no contexto da modernidade e com o desenvolvimento de uma tendência críticosocial da arte latino-americana da primeira metade do século XX. Desta forma, vamos mostrar que o cinema regionalista na América Latina nos anos sessenta e setenta, não foi um fenômeno restrito apenas a eventos históricos, mas também tinha uma fundamento que transcendeu seu tempo, e está enraizado na décadas anteriores, e em outras disciplinas estéticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Flores, Universidad de Buenos Aires - CONICET

Dra. en Historia y Teoría de las Artes, de la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires (UBA). Becaria posdoctoral del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET). Miembro integrante de la Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual (ASAECA) y del Centro de Investigación y Nuevos Estudios sobre Cine (Ciyne).

Publicado

2013-07-25

Como Citar

FLORES, S. Fundamentos teóricos e estéticos do Novo Cinema Latino-Americano. Em Questão, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 42–64, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/35778. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo