Indicadores de Avaliação de Programas de Pós-Graduação: um estudo comparativo na área da Matemática

Autores

  • Renata Cristina Gutierres Castanha Universidade Estadual Paulista-UNESP
  • Maria Cláudia Cabrini Grácio Universidade Estadual Paulista-UNESP

Palavras-chave:

Indicadores bibliométricos, Produção científica, Pós-Graduação em Matemática

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar, de forma comparativa, por categoria de nota, alguns dos indicadores utilizados pela CAPES na avaliação do desempenho dos Programas de Pós-Graduação em Matemática no Brasil, referentes ao triênio 2007-2009, a fim de contribuir para a compreensão da complexa metodologia envolvida nas avaliações trienais da pós-graduação. Com base nos indicadores presentes na Planilha Comparativa da Avaliação Trienal da área de Matemática, Probabilidade e Estatística do triênio 2007 a 2009, presentes no Portal CAPES, construíram-se tabelas de contingência para os 26 programas de Pós-Graduação em Matemática apresentando simultaneamente cada indicador e conceito dos programas. De modo geral, observou-se uma tendência de associação de todos os indicadores analisados e o conceito obtido, com programas mais antigos e maiores com melhores notas na avaliação. Ainda, com exceção de artigos em periódicos Qualis B5, a média de artigos por docente, cresce à medida que cresce a nota do programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Cristina Gutierres Castanha, Universidade Estadual Paulista-UNESP

Graduação em Matemática pela UNESP/ Presidente Prudente e mestranda em Ciência da Informação pela UNESP/ Marília. Atua na área de Bibliometria e Cientometria, com ênfase em indicadores bibliométricos.

Maria Cláudia Cabrini Grácio, Universidade Estadual Paulista-UNESP

Graduação e Mestrado em Estatística e doutorado em Lógica, pela UNICAMP. Desde 1990, ministra disciplinas de Estatística Aplicada às Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas, no Departamento de Psicologia da Educação da UNESP/ Campus de Marília. Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília e atua na área de "Estudos métricos", com ênfase em Bibliometria e Cientometria.

Downloads

Publicado

2013-01-10

Como Citar

GUTIERRES CASTANHA, R. C.; GRÁCIO, M. C. C. Indicadores de Avaliação de Programas de Pós-Graduação: um estudo comparativo na área da Matemática. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 81–97, 2013. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/33192. Acesso em: 16 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)