Dinâmica de constituição e eventos geradores em redes de colaboração científica: estudo exploratório entre relações de coautoria e em bancas de defesas de teses e dissertações

Autores

  • Dalton Lopes Martins Universidade de São Paulo
  • Sueli Mara Soares Pinto Ferreira Sistema Integrado de Bibliotecas [SIBi/USP] Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Redes Sociais - Análise. Cientometria. Ciência da Informação. Colaboração

Resumo

O estudo da dinâmica de constituição de uma rede visa identificar que tipos de eventos ocorreram nas conexões entre os nós que levaram a formação da estrutura atual da rede em análise. Entender esses eventos é entender as formas específicas e estratégias de conectividade que deram origem a rede. O presente trabalho tem por objetivo analisar esses eventos geradores com foco específico em redes de colaboração científica, considerando relações de coautoria e participação em bancas de defesas de teses e dissertações. Analisando mais de 11.000 documentos específicos da área das Ciências da Comunicação, propomos dois tipos característicos de eventos que pretendem explicar a dinâmica de formação das redes em análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-01-10

Como Citar

MARTINS, D. L.; FERREIRA, S. M. S. P. Dinâmica de constituição e eventos geradores em redes de colaboração científica: estudo exploratório entre relações de coautoria e em bancas de defesas de teses e dissertações. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 47–63, 2013. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/33171. Acesso em: 28 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)