Visibilidade dos pesquisadores no periódico Scientometrics a partir da perspectiva brasileira: um estudo de cocitação

Autores

  • Ely Francina Tannuri de Oliveira Universidade Estadual Paulista-UNESP
  • Maria Cláudia Cabrini Grácio Universidade Estadual Paulista-UNESP

Palavras-chave:

Estudos métricos. Visibilidade. Pesquisador brasileiro. Scientometrics (Periódico). Análise de citação e cocitação.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é verificar os autores que têm fundamentado as pesquisas brasileiras com inserção internacional na área de Bibliometria e Cientometria, por meio da análise de citação e cocitação dos artigos de brasileiros, publicados na revista Scientometrics. Utilizou-se a base Scopus, com os termos Scientometrics, em source title, e Brasil or Brazil, em affiliation country. Encontraram-se 53 artigos, com 741 referências e 19 autores citados 3 ou mais vezes. Em geral, os pesquisadores são advindos das áreas de saúde e biológicas.  Com o software Ucinet, construiu-se a rede de cocitação e calcularam-se seus indicadores. Calculou-se o índice normalizado de cocitação. A densidade e a média da centralidade de grau normalizada foram de 65,5%. Conclui-se, destacando-se a presença significativa de brasileiros (32%) e a dialogicidade ocorrendo em equilíbrio entre os citados brasileiros e estrangeiros, já com interlocução de brasileiros com pesquisadores internacionais  reconhecidos na área de Bibliometria e Cientometria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ely Francina Tannuri de Oliveira, Universidade Estadual Paulista-UNESP

Graduação em Pedagogia e Matemática, mestrado e doutorado em Educação. Desde 1982, ministra as disciplinas Matemática e Estatística Aplicada à Ciência da Informação, no Departamento de Ciência da Informação da UNESP/Campus de Marília. Está vinculada ao Programa  de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp/Marília e atua na área de "Estudos métricos", com ênfase em  Bibliometria, Cientomeria e redes.

Maria Cláudia Cabrini Grácio, Universidade Estadual Paulista-UNESP

Graduação e Mestrado em Estatística e doutorado em Lógica pela UNICAMP. Desde 1990, ministra disciplinas de Estatística Aplicada às Ciências Biológicas e Sociais APlicadas, no Departamento de Psicologia da Educação da UNESP/ Campus de Marília. Está vinculada ao Programa  de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp/Marília e atua na área de "Estudos métricos", com ênfase em  Bibliometria, Cientomeria e redes.

Downloads

Publicado

2013-01-10

Como Citar

OLIVEIRA, E. F. T. de; GRÁCIO, M. C. C. Visibilidade dos pesquisadores no periódico Scientometrics a partir da perspectiva brasileira: um estudo de cocitação. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 99–113, 2013. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/33044. Acesso em: 3 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)