Motivação para a pesquisa, determinação de parcerias e divisão da coautoria e coinvenção: principais critérios utilizados pelos pesquisadores da área da Biotecnologia

Autores

  • Ana Maria Mielniczuk de Moura Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Bibliometria. Cientometria. Coinvenção. Coautoria. Colaboração.

Resumo

Investiga quais os motivos que levam os pesquisadores a desenvolver pesquisa em ciência e em tecnologia e quais são os critérios utilizados para a determinação de parcerias e divisão da coautoria e coinvenção. A abordagem é quantitativa, o tipo de estudo é bibliométrico e utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas abertas e fechadas, enviado por e-mail aos pesquisadores. Os sujeitos deste estudo constituem-se nos pesquisadores que possuem tanto pedidos de patentes como artigos publicados na área de Biotecnologia. Foram enviados 1.049 questionários e obtiveram-se 119 respostas, sendo que destas foram analisadas 58 por representarem pesquisadores que possuem tanto artigos quanto patentes em sua produção, no período compreendido entre 2001 a 2010.  Observou-se diferenças nos critérios utilizados nas áreas. Para artigos, critérios como formação, interdisciplinaridade do assunto e vínculo acadêmico são importantes. Para patentes, a interdisciplinaridade do assunto e o vínculo tecnológico aparecem com destaque.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Mielniczuk de Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Ciência da Informação. Professora do curso de Biblioteconomia da UFRGS

Downloads

Publicado

2013-01-10

Como Citar

MOURA, A. M. M. de. Motivação para a pesquisa, determinação de parcerias e divisão da coautoria e coinvenção: principais critérios utilizados pelos pesquisadores da área da Biotecnologia. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 29–45, 2013. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/33025. Acesso em: 29 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)