O Consumo de ficção nacional na televisão portuguesa: uma análise crítica

Autores

  • João Lopes Sousa Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-line da Universidade da Beira
  • Ricardo Morais Universidade da Beira Interior; Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-line da Universidade da Beira Interior

Palavras-chave:

Audiovisual fiction. Consume. Culture. Social representations. Ideology.

Resumo

Na última década a produção de ficção audiovisual nacional tem sofrido profundas convulsões, com expressão no prime-time das principais cadeias televisivas generalistas portuguesas. Partindo destas transformações mas também do fato da televisão ser o principal meio de acesso a bens de consumo cultural da população portuguesa, em claro detrimento de outros mecanismos, desenvolveu-se uma análise crítica, a partir do paradigma marxista, à ficção nacional, com uma análise das telenovelas emitidas em prime-time num dos canais abertos, a Televisão Independente (TVI), e um questionário a uma amostra da população. Procurámos desta forma apreender as representações sociais, assim como formas sub-reptícias de exercício do poder e de dominação a partir de uma determinada ideologia. Concluímos, entre outros aspetos, que se verifica um desajustamento entre o modo como as telenovelas são percecionadas e o que efetivamente estas transmitem à sua vasta audiência, ao mesmo tempo que confirmámos a centralidade do entretenimento televisivo na sociedade portuguesa.

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Biografia do Autor

João Lopes Sousa, Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-line da Universidade da Beira

Licenciado em Sociologia pela Universidade da Beira Interior - UBI. Bolseiro do Projecto “Agenda dos Cidadãos: jornalismo e participação civica nos media portugueses” no Laboratório de Comunicação Online - Labcom.

Ricardo Morais, Universidade da Beira Interior; Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-line da Universidade da Beira Interior

Mestre em Jornalismo:Imprensa, Rádio e Televisão pela Universidade da Beira Interior - UBI. Doutorando em Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior - UBI. Bolseiro do Projecto “Agenda dos Cidadãos: jornalismo e participação civica nos media portugueses” no Laboratório de Comunicação Online - Labcom.

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Publicado

2012-12-23

Como Citar

SOUSA, J. L.; MORAIS, R. O Consumo de ficção nacional na televisão portuguesa: uma análise crítica. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 133–148, 2012. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/30978. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos