Discursos e vozes na cobertura jornalística das COP15 e 16

Autores

  • Ilza Maria Tourinho Girardi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Carine Massierer Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Cláudia Herte de Moraes Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Eloisa Beling Loose Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Gisele Neuls Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Reges Schwaab Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Ângela Camana Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Laura Gertz Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Jornalismo. Cobertura. Discurso. Fontes. Sustentabilidade.

Resumo

O texto apresenta um exercício de análise da cobertura das Conferências da ONU sobre Mudanças Climáticas, COP 15 e 16, em revistas brasileiras e portuguesas publicadas em 2009 e 2010. Examina como foi construído o discurso sobre sustentabilidade e quais foram as vozes acionadas. Por meio da leitura produzida, teórica e metodologicamente baseada na análise do discurso e das fontes, foi possível evidenciar a predominância de um discurso ecotecnocrático e a opção privilegiada por fontes dos campos político e econômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilza Maria Tourinho Girardi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Carine Massierer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Jornalista, especialista em Marketing pelo PPGA/UFRGS e mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Assessora de Comunicação da Emater/RS-Ascar.

Cláudia Herte de Moraes, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação, doutoranda em Comunicação e Informação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (UFRGS), com bolsa CAPES. Professora da UFSM, campus de Frederico Westphalen.

Eloisa Beling Loose, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Jornalista, mestre em Comunicação e Informação Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutoranda em em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Gisele Neuls, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Jornalista, mestre em Comunicação e Informação pelo PPCGOM/UFRGS, diretora da empresa Matiz Caboclo Comunicação Ambiental.

Reges Schwaab, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Ângela Camana, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Estudante de jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS.

Laura Gertz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Estudante de jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista de Iniciação Científica PIBIC CNPq-UFRGS.

Downloads

Publicado

2013-12-19

Como Citar

GIRARDI, I. M. T.; MASSIERER, C.; DE MORAES, C. H.; LOOSE, E. B.; NEULS, G.; SCHWAAB, R.; CAMANA, Ângela; GERTZ, L. Discursos e vozes na cobertura jornalística das COP15 e 16. Em Questão, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 176–194, 2013. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/28599. Acesso em: 4 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos