A publicidade que evoluiu com as mulheres? Um estudo de recepção sobre as representações de gênero

Autores

  • Laura Hastenpflug Wottrich
  • Maria Cândida Noal Cassol Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Publicidade. Gênero. Recepção. Representações do feminino.

Resumo

A pesquisa visa compreender o papel da publicidade na construção e consolidação das representações do gênero feminino. Através da ótica dos estudos de recepção, em articulação com as teorizações sobre gênero, foi investigado como mulheres adultas se apropriam das representações de gênero veiculadas na campanha “Mulheres Evoluídas” da marca Bombril. A metodologia utilizada, de caráter qualitativo, mescla pesquisa exploratória com aplicação de um formulário e realização de grupo focal com seis mulheres. Os resultados explicitam que as receptoras percebem as estratégias implicadas na publicidade e não se identificam completamente com as representações do feminino na campanha estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-23

Como Citar

HASTENPFLUG WOTTRICH, L.; NOAL CASSOL, M. C. A publicidade que evoluiu com as mulheres? Um estudo de recepção sobre as representações de gênero. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 229–244, 2012. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/26864. Acesso em: 4 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos