Best seller: Harry Potter e a mídia do livro

Autores

  • Ada Cristina Machado da Silveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Janayna Barros Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

best seller. Harry Potter. Combinatória narrativa. Mapa Semiótico

Resumo

O artigo analisa a construção das narrativas da saga Harry Potter. Utilizamos, para isso, o esquema estabelecido por Umberto Eco, o qual se propõe a ver a narrativa como um jogo. Focamos na contribuição feminina para formação do personagem principal, analisando o percurso gerativo de sentido obtido através do mapa semiótico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ada Cristina Machado da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Pesquisadora do CNPq. Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982), é Magister en Periodisme i Ciències de la Comunicació - Universitat Autònoma de Barcelona (1998), com mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (1991), Doctorado en Periodismo - Universitat Autònoma de Barcelona (2000) e com pós-doutorado na Sorbonne III (La Nouvelle). Professor associado II da Universidade Federal de Santa Maria.  É chefe do Departamento de Ciências da Comunicação (2005), atuou como primeira coordenadora na implementação do Mestrado de Comunicação da UFSM (2005-07) e foi coordenadora substituta do Programa de Pós-graduação em Extensão Rural (2003-2005) da mesma instituição. Tem experiência na área de Comunicação Midiática, atuando principalmente nos seguintes temas: ciências da comunicação, mídia e identidade, representações midiáticas, difusão científica e tecnológica, processos de comunicação e política de comunicação.

Janayna Barros, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda de Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2012-12-23

Como Citar

MACHADO DA SILVEIRA, A. C.; BARROS, J. Best seller: Harry Potter e a mídia do livro. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 259–274, 2012. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/26838. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos