O internetês como forma de manifestação na conquista do presente

Autores

  • Leandro Ramires Comassetto Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Palavras-chave:

Internetês, Linguagem Virtual, Imaginário Cotidiano

Resumo

A internet inaugurou uma nova dinâmica enunciativa que ainda divide opiniões. De um lado estão os que defendem a inserção de práticas inovadoras no âmbito da conversação e de outro os que criticam o que chamam de deformação da língua. À parte dessa discussão, esta reflexão procura entender, por um viés sócio-antropológico-cultural, as razões pelas quais a linguagem assume determinadas configurações no ambiente virtual. Considera as características de oralidade presentes nas páginas pessoais dos internautas, mas, à luz de uma leitura maffesoliana, enxerga a manifestação de uma dimensão imaginária que faz por reforçar o sentido de pertencimento e identificação dos internautas em seus grupos ou redes de interação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Ramires Comassetto, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Graduado em Jornalismo e Letras, mestre em Linguística (UFSC) e doutor em Comunicação Social (PUCRS). Professor/pesquisador da Universidade Federal do Pampa - Unipampa - RS

Downloads

Publicado

2012-12-23

Como Citar

COMASSETTO, L. R. O internetês como forma de manifestação na conquista do presente. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 105–120, 2012. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/26801. Acesso em: 4 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos