O discurso comunitário: ideologia e interpretação

Autores

  • Eduardo Yuji Yamamoto UNESP

Palavras-chave:

Comunicação Comunitária, Discurso Comunitário, Ideologia.

Resumo

A comunicação comunitária é considerada uma das abordagens mais importantes do campo comunicacional. Atribui-se a ela não apenas a idéia de democratização dos meios, mas, sobretudo, como realizadora de práticas contrárias às tendências globalizantes do mercado em seus processos de exclusão social, econômica e cultural. Essa idéia, entretanto, é contestada quando se observa os limites impostos à comunicação comunitária, tanto pelas elites locais que a cooptam em seus sistemas de influência, quanto pelas pressões dos grandes conglomerados da comunicação. O objetivo desse trabalho é analisar criticamente o discurso da comunicação comunitária no contexto da atual economia política da comunicação. Resultante do processo histórico do capitalismo, a comunicação comunitária é aqui compreendida como produto ideológico, prática inscrita num campo de disputas sociais regida pelas forças que a tentam cooptar.

 

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Biografia do Autor

Eduardo Yuji Yamamoto, UNESP

Jornalista e especialista em Comunicação Popular e Comunitária pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR) Mestrando do programa de pós-graduação em Comunicação Midiática, da Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru/SP) Currículo Lattes

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Publicado

2008-08-13

Como Citar

YAMAMOTO, E. Y. O discurso comunitário: ideologia e interpretação. Em Questão, Porto Alegre, v. 14, n. 1, p. 25–40, 2008. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/2618. Acesso em: 28 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos