Para uma abordagem virtuosa do Jornalismo
Palavras-chave:
Virtudes. Ética. Jornalismo. Deontologia. Comunicação.Resumo
As últimas décadas têm favorecido o crescimento do interesse e dos estudos sobre a ética jornalística. No Brasil e em outras praças, as abordagens deste tema têm sido na maioria das vezes por um caráter deontológico ou utilitarista. Neste artigo, chamamos a atenção para uma perspectiva que privilegie as virtudes como pontos de partida para os debates acerca das condutas dos profissionais. Uma ética das virtudes remete a Aristóteles e aos estoicos, mas vem sendo retomada por autores mais contemporâneos, como Macintyre e Comte-Sponville, entre outros. No jornalismo, esta abordagem não é definitiva ou totalizante, mas contribui para uma compreensão mais ampla da discussão, chamando inclusive a atenção para recomendações éticas úteis, práticas e atuais.
For a virtuous approach of journalism
ABSTRACT
The last decades have favored the growth of interest and studies on journalism ethics. In Brazil and in other places, approaches over this subject have been most often by a deontological or utilitarian nature. In this article, we draw attention to a perspective that privileges the virtues as starting points for discussions about the conduct of journalists. A virtue ethics refers to Aristotle and the Stoics, but has been taken up by more contemporary authors such as Macintyre and Comte-Sponville, among others. In journalism, this approach is not definitive, but contributes to a broader understanding of the discussion, even drawing attention to useful, practical and current ethical guidelines.
KEYWORDS:Virtues. Ethics. Journalism. Deontology. Communication.
Para un enfoque virtuoso al periodismo
RÉSUMEN
Las últimas décadas han favorecido el crecimiento del interés y
estudios sobre la ética periodística. En Brasil y en otros lugares, se acerca a este tema por una vía deontológica o utilitaria. En este artículo llamamos la atención a una perspectiva que privilegia las virtudes para las discusiones sobre la conducta de los periodistas. Una ética de la virtud se refiere a Aristóteles y los estoicos, pero hay otros autores más contemporáneos, como Comte y Macintyre-Sponville. En el periodismo, este enfoque no es definitivo, sino que contribuye a una comprensión más amplia de la discusión, incluso llamando la atención a las recomendaciones éticas prácticas, útiles y actuales.
PALABRAS CLAVE:Virtudes. Ética. Periodismo. Ética. Comunicación.
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