Entre Comunicação e História: o indiciarismo como metodologia para pesquisas históricas sobre a imprensa
Palavras-chave:
Comunicação – História. Meios de Comunicação – História. Mídias. Jornalismo. Imprensa. Indiciarismo.Resumo
Este artigo tem como objetivo abordar o indiciarismo como metodologia para as pesquisas de História dos Meios de Comunicação ou das Mídias, entendendo ambos como parte de um campo mais amplo: História da Comunicação. Nesse sentido, seguimos a caracterização feita por Ana Paula Goulart Ribeiro e Micael Herschmann (2008) sobre o campo de estudos da Comunicação em termos de metodologia e pesquisa. Como exemplo de aplicação do método científico de estudos indiciários nesse campo, analisamos a obra “História Cultural da Imprensa Brasil – 1800-1900” (2010), de autoria da pesquisadora Marialva Barbosa. O indiciarismo foi criado pelo historiador italiano Carlo Ginzburg com base na obra “Mitos, emblemas e sinais” (2009), na qual ele apresenta o paradigma do saber indiciário, inspirado em Sigmund Freud, Sherlock Holmes, o crítico de arte Morelli e muitos outros.Between Communication and History: the “indiciarismo” as methodology for historical research on the medias
ABSTRACT
This article has as objective to approach the “indiciarismo” as
methodology for the research of History of the Medias, understanding as part of a ampler field: History of the Communication. In this direction, we follow the characterization made for Ana Paula Goulart Ribeiro and Micael Herschmann (2008) on the field of studies of the Communication in terms of methodology and research. As example of application of the scientific method of studies about “indiciarismo” in this field, we analyze the workmanship História Cultural da Imprensa Brasil – 1800-1900 (2010), of authorship of the researcher Marialva Barbosa. The “indiciarismo” was created by the Italian historian Carlo Ginzburg on the basis of the work Mitos, emblemas e sinais (2009), in which it presents the paradigm of knowing of the “indiciarismo”, inspired by Sigmund Freud, Sherlock Holmes, the critic of Morelli art and many others.
KEYWORDS: Communication – History. Medias – History. Journalism. Press. “Indiciarismo.”
Entre la Comunicación y la Historia: el indiciarismo como metodología para la investigación histórica sobre los medios
RESUMEN
Este artículo tiene tan objetivo para acercarse al indiciarismo
como la metodología para la investigación de la historia de los
medios, entendiendo como parte de un campo más amplio:
Historia de la comunicación. En esta dirección, seguimos la
caracterización hecha para la Ana Paula Goulart Ribeiro y Micael
Herschmann (2008) en el campo de los estudios de la comunicación en términos de metodología y la investigamos. Como ejemplo del uso del método científico de indiciário estudio en este campo, nosotros analizan la ejecución História Cultural da Imprensa Brasil – 1800-1900 (2010), de la investigadora Marialva Barbosa. El indiciarismo fue creado por el historiador italiano Carlos Ginzburg en base de la ejecución los Mitos, emblemas e sinais (2009), en los cuales presenta el paradigma de saber indiciário, inspirados por Sigmund Freud, Sherlock Holmes, el crítico del arte de Morelli y muchos otros.
PALABRAS CLAVE: Comunicación – Historia. Medios – Historia.
Periodismo. Prensa. Indiciarismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Hérica Lene
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.