Memória e informação em sci-fi: um encontro temporal em La Jetée e Os 12 Macacos

Autores

  • Carmen Irene Oliveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Leila Beatriz Ribeiro Professora Adjunta III da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO/Programa de Pòs-Graduação em Memória Social – PPGMS.
  • Valéria Cristina Lopes Wilke Professora Adjunta I da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO

Palavras-chave:

Temporalidade. Informação. Memória. Filmes de Ficção Científica.

Resumo

Discute questões acerca da temporalidade, da memória e da informação como fulcrais em paradigmas contemporâneos da memória social, da filosofia e da ciência da informação. Toma como objeto a narrativa fílmica e pressupõe que esta atua em conjunto com a informação na organização do narrar. Observa que nas narrativas fílmicas analisadas há convergências temáticas nas duas produções: La Jetée (1962) e Os 12 Macacos (1995). Problematiza o conceito de mediação como elemento que possibilita a transformação e a negociação de conteúdos informacionais, e o de representações sociais aproximando-o ao de imaginário social. Considera a semelhança e a diferença entre as duas produções. Conclui que a informação, como elemento de referência no movimento de viagem temporal, está, nas duas narrativas, mediando os pontos do espaço-tempo percorrido pelos protagonistas.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Irene Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunto I, Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da UNIRIO; áreas: ciência da informação, memória e educação.

Leila Beatriz Ribeiro, Professora Adjunta III da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO/Programa de Pòs-Graduação em Memória Social – PPGMS.

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro –UFRJ/Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica – IBICT. Professora Adjunta III da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO/Programa de Pòs-Graduação em Memória Social – PPGMS.

Valéria Cristina Lopes Wilke, Professora Adjunta I da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense –UFF/Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica – IBICT. Professora Adjunta I da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO

Downloads

Publicado

2011-07-21

Como Citar

OLIVEIRA, C. I.; RIBEIRO, L. B.; WILKE, V. C. L. Memória e informação em sci-fi: um encontro temporal em La Jetée e Os 12 Macacos. Em Questão, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 179–194, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/18851. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)