Disseminação da informação em empresas de capital aberto e os processos de mediação da informação

Autores

  • Elaine Cristina Lopes UNESP/Marília
  • Marta Lígia Pomim Valentim UNESP/Marília
  • Oswaldo Francisco de Almeida Júnior UNESP/Marília

Palavras-chave:

Disseminação da informação. Mediação da informação. Processos de mediação. Gestão da informação. Governança corporativa.

Resumo

Governança corporativa pode ser entendida como o conjunto de mecanismos de gestão, que através de controles internos e externos visam reduzir a distância entre acionistas minoritários e o poder de controle da empresa. Nesse contexto, a gestão da informação, a mediação da informação e a disseminação da informação se fazem necessárias, visto que o estabelecimento da boa comunicação, rápida e clara, a fim de estabelecer um clima de confiança na relação da empresa com a sociedade, credores, colaboradores e, especialmente, investidores é extremamente importante. No Brasil, o modelo criado pela Bolsa de Valores de São Paulo chamado de ‘Novo Mercado’, traz em seu escopo regras de conduta adicionais às exigidas pela legislação brasileira e possui como base a equidade no tratamento entre partes, a transparência na disseminação de informações e responsabilidade na prestação de contas. Este artigo apresenta algumas considerações acerca do modelo de gestão da informação, os padrões adicionais de disseminação de informações, bem como o processo de mediação da informação relacionado à governança corporativa nesse ambiente empresarial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Cristina Lopes, UNESP/Marília

Doutoranda do Programa de pós graduação em Ciência da Informação da Unesp de Marília.

Marta Lígia Pomim Valentim, UNESP/Marília

Profa. Dra. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação UNESP/Marília

Oswaldo Francisco de Almeida Júnior, UNESP/Marília

Prof. Dr. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação UNESP/Marília

Downloads

Publicado

2011-07-21

Como Citar

LOPES, E. C.; VALENTIM, M. L. P.; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. Disseminação da informação em empresas de capital aberto e os processos de mediação da informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 79–92, 2011. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/18827. Acesso em: 4 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)