Orçamento participativo: uma abordagem na perspectiva da Ciência da Informação

Autores

  • Alex de Araujo Lopes AESGA e SECTMA-ITEP/PE
  • Isa Maria Freire UFPB

Palavras-chave:

Orçamento participativo. Inclusão social. Políticas públicas. Ciência da Informação.

Resumo

Esta pesquisa postula apresentar um artefato tecnológico compatível que considere as diversidades ao mesmo tempo como produto fomentador de ações entre agentes e cujo tear será a interlocuções entre aqueles que transitam pelo objeto informação, gestão e participação efetiva, na perspectiva de uma inteligência coletiva projetando uma educação popular gestado pelo instrumento orçamento participativo no município de João Pessoa/PB. Os artefatos tecnológicos atuais se mostram capazes de fomentar as mediações necessárias para que as comunidades possam participar das prioridades dos seus ambientes, espaços e culturas cujo centro é a transferência e acessos de informações produzidas de forma simples e coerente. A metodologia da pesquisa-ação utilizada neste trabalho é importante como elemento de intervenção numa realidade a qual a exclusão social é ascendente e a participação do sujeito na construção do seu mundo é quase inexistente. Prevalecer à Responsabilidade Social compreendida no campo da Ciência da Informação cujo delinear é potencializar o acesso às comunidades marginais através de suas relações e entrelaços, desenvolvendo estruturas e mediando caminhos, se mostra vital para atingir o objetivo pretendido

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Biografia do Autor

Alex de Araujo Lopes, AESGA e SECTMA-ITEP/PE

Professor que abrange as Ciências Socias Aplicadas

Isa Maria Freire, UFPB

Professora do Departamento de Pós-Graduação em Ciência da Informação e presidente da ANCIB

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Publicado

2011-07-21

Como Citar

LOPES, A. de A.; FREIRE, I. M. Orçamento participativo: uma abordagem na perspectiva da Ciência da Informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 17–31, 2011. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/17633. Acesso em: 27 jun. 2022.

Edição

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