Juscelino Kubitschek: o mito na minissérie JK

Autores

  • Camilla Rodrigues Milder Universidade Federal de Santa Maria
  • Caroline Casali UFSM

Palavras-chave:

Juscelino Kubitschek. Mito midiático. Televisão. Minissérie.

Resumo

A pesquisa tem como objetivo investigar a construção da imagem do ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira na minissérie global JK. A hipótese inicial consistia na idéia de que a emissora construiu Juscelino Kubitschek como mito na minissérie e, para investigá-la, optou-se pela análise sob a ótica das figuras de expressão do mito propostas por Roland Barthes. Também foram estudadas biografias e revistas veiculadas na época do mandato de Juscelino, tais como O Cruzeiro e Manchete, para traçar uma comparação entre os fatos históricos que marcaram a trajetória de JK e a forma como o discurso midiático trabalhou estes fatos. Os resultados demonstram que a minissérie global legitimou um mito que vinha sendo midiaticamente construído desde seu mandato presidencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camilla Rodrigues Milder, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda do curso de Comunicação Social Habilitação Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - campus de Frederico Westphalen.

Downloads

Publicado

2011-07-21

Como Citar

MILDER, C. R.; CASALI, C. Juscelino Kubitschek: o mito na minissérie JK. Em Questão, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 49–64, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/16580. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo