Bibliometria: evolução histórica e questões atuais

Autores

  • Carlos A A Araújo ECI/UFMG

Palavras-chave:

Bibliometria, Lei de Lotka, Lei de Bradford, Lei de Zipf, análise de citações, fator de impacto

Resumo

Promove-se uma análise do campo de conhecimento intitulado bibliometria. Inicialmente, são vistas as três leis fundadoras do campo, a lei de produtividade de autores de Lotka, a lei de dispersão de periódicos de Bradford e a lei de freqüência de palavras de Zipf, bem como seus desdobramentos e aplicações em tempos recentes. São também vistos a teoria epidêmica e a análise de citações, também em suas aplicações contemporâneas, como por exemplo os estudos de frente de pesquisa e fator de impacto. Por fim, analisa-se o desenvolvimento deste campo de estudos no Brasil e as tendências atuais, com destaque para as abordagens que buscam ampliar o escopo dos estudos realizados integrando os métodos bibliométricos a distintos corpos teóricos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos A A Araújo, ECI/UFMG

Professor adjunto da Escola de Ciência da Informação da UFMG desde maio de 2006. Doutor em Ciência da Informação pela ECI/UFMG em 2005. Mestre em Comunicação Social pela FAFICH/UFMG e jornalista também pela UFMG. Atua nas linhas de estudos de usuários da informação, teoria e epistemologia da ciência da informação e informação, cultura e sociedade. Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2006-12-10

Como Citar

ARAÚJO, C. A. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11–32, 2006. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/16. Acesso em: 25 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos