Ações, pensamentos, sentimentos e estratégias no processo de pesquisa acadêmica

Autores

  • Janaina Ferreira Fialho UFG

Palavras-chave:

Prêmio Jovem Cientista. Pesquisa acadêmica. Comportamento informacional. Modelo ISP. CNPq.

Resumo

A pesquisa busca compreender o comportamento informacional dos estudantes vencedores do Prêmio Jovem Cientista, através de suas ações, pensamentos, sentimentos e estratégias durante a realização das pesquisas acadêmicas. Nove estudantes dos cursos de Comércio Exterior, Comunicação, Design Gráfico, Direito, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Fisioterapia, Relações Internacionais e Tecnologia em Gestão da Qualidade e Produtividade foram entrevistados no ano de 2008. As categorias de análise do comportamento informacional foram a revisão de literatura, estabelecimento do foco da pesquisa, seleção e uso das fontes de informação, escrita e apresentação final do trabalho. É possível afirmar que o Modelo ISP é um referente importante para a compreensão do comportamento informacional de jovens na prática da pesquisa acadêmica. O Prêmio Jovem Cientista pode ser considerado um marco importante na vida dos estudantes vencedores em relação ao aprendizado de pesquisa, ao reconhecimento social e ao desenvolvimento da carreira profissional. PALAVRAS-CHAVE: Prêmio Jovem Cientista. Pesquisa acadêmica. Comportamento informacional. Modelo ISP. CNPq.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Ferreira Fialho, UFG

Professora do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás

Downloads

Publicado

2010-12-20

Como Citar

FIALHO, J. F. Ações, pensamentos, sentimentos e estratégias no processo de pesquisa acadêmica. Em Questão, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 165–178, 2010. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/15312. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos