Diagnóstico de preservação digital dos repositórios institucionais das universidades públicas nacionais

metadados de preservação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245.29.126568

Palavras-chave:

repositórios institucionais, políticas de informação e preservação, preservação digital, metadados de preservação, universidades

Resumo

Os metadados de preservação digital dos repositórios institucionais são ferramentas que asseguram a preservação dos objetos digitais nas universidades públicas nacionais. A abordagem sobre essa iniciativa em suas políticas informacionais ou de preservação dos repositórios indica que há a recuperação da informação. Este trabalho objetiva propor estratégias de preservação para o uso desses metadados, com base na bibliografia, nas políticas de informação e preservação dos repositórios institucionais. Analisa como ocorre a descrição dos conjuntos de metadados de preservação nas políticas desses repositórios e compara as estratégias propostas pelos pesquisadores, usando o método de análise de conteúdo de Bardin. A pesquisa caracteriza-se descritiva e explicativa e, quanto à abordagem de pesquisa, será a quanti-qualitativa. Conclui-se que os metadados de preservação nos Repositório Institucionais não são comuns nas estratégias de preservação digital da maioria das universidades. Propõe diretrizes para metadados de preservação, tornando sua descrição singular e precisa, sobretudo quanto aos objetos a eles confiados para uma melhor reprodução e acessibilidade em longo prazo.

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Biografia do Autor

Ronnie Anderson Nascimento de Farias, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998) com especialização em periodontia e graduação em biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). É mestre pelo curso de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (2015), atuando principalmente nos seguintes temas: organização do conhecimento e repositórios digitais. Atualmente é doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba com pesquisa na área do uso do repositórios institucionais federais nacionais e no grupo de pesquisa Inclusos da UFPB.

Angerlania Rezende, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Secretariado Executivo (UFPE). Graduada em Biblioteconomia pelo Centro Universitário Claretiano. Membro dos grupos de pesquisas: Competência em Informação e Mediação (Universidade Federal de Rondônia); Estudos Multidisciplinares em Educação História e Memória (Universidade Federal de Rondônia). Atualmente é revisora da Revista Multiatual - Minas Gerais, ISSN 2675-4592.

Izabel França de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais(2012), mestre em Educação (2007) especialista em Gestão de Unidades de Informação (2006), graduada em Biblioteconomia (1989) e em Administração (1999) pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora do Departamento de Ciência da Informação, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, líder do grupo de Pesquisa inclusoS da Universidade Federal da Paraíba. Área de pesquisa Ciência da Informação, com ênfase em Informação e tecnologia, atuando nos seguintes temas: Memória Institucional, Memória e Identidade, Repositórios institucionais, acesso e uso de informação, acessibilidade, usabilidade, inclusão digital/social/racial, informação etnicorracial, Justiça Social, Informacional, Racial e de Gênero

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Publicado

2023-04-13

Como Citar

FARIAS, R. A. N. de .; REZENDE, A.; LIMA, I. F. de . Diagnóstico de preservação digital dos repositórios institucionais das universidades públicas nacionais: metadados de preservação. Em Questão, Porto Alegre, v. 29, p. 126568, 2023. DOI: 10.19132/1808-5245.29.126568. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/126568. Acesso em: 18 abr. 2024.

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