Contribuições da Teoria da Inoculação e o papel didático da gamificação como ferramenta de combate à desinformação política

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245.29.124379

Palavras-chave:

desinformação, Teoria da Inoculação Psicológica, gamificação, debunking

Resumo

O artigo explora as contribuições da Teoria da Inoculação e o papel didático da gamificação como recurso de combate à desordem informacional política. Pesquisa bibliográfica, faz um levantamento das principais teorias em torno do conceito de desinformação e, sem seguida, o mapeamento das estratégias de detecção e desmascaramento (debunking) de peças desinformativas existentes no contexto da experiência brasileira, discutindo sua aplicabilidade e viabilidade no “mundo real”. Por fim, apresenta uma abordagem exploratória dos conceitos em torno da “inoculação psicológica” e sua aplicação em games educativos como mecanismo para mitigar os impactos da disseminação de conteúdos falsos ou politicamente nocivos nas redes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karoline Maria Fernandes, Universidade Federal de Pernambuco

Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Especialista em Ciência Política (Unicap). Mestra em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM-UFPE) e Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-UFPE). Atualmente pesquisa a Teoria da Inoculação Psicológica aplicada ao contexto da desinformação na política brasileira.

Nadi Helena Presser, Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em Ciências Econômicas (1990), mestrado (1999) e doutorado (2005) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós doutorado (2016) em Ciência da Informação pela Universidade Carlos III de Madri - Espanha. Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco, com atuação na graduação e no programa de pós-graduação stricto sensu na área da Ciência da Informação e no Mestrado Profissional em Desenvolvimento e Gestão Pública . Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFPE. Editora Científica da Revista Navus - Gestão e Tecnologia. Líder do grupo de pesquisa Prospecção e Práxis em Gestão da Informação. Atua nos seguintes temas de interesse: gestão da informação, contexto social e cultura em informação, inovação inclusiva.

Referências

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. O fenômeno da pós-verdade e suas implicações para a agenda de pesquisa na ciência da informação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 25, p. 01-17, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e72673. Acesso em: 3 abr. 2023.

BADNEWS. From fake news to chaos! How bad are you? Get as many followers as you can. Getbadnews, 2022. Disponível em: https://www.getbadnews.com/#intro. Acesso em: 19 jan. 2022.

BALÉM, Isadora Forgiarini. O Impacto das fake news e o fomento dos discursos de ódio na sociedade em rede: a contribuição da liberdade de expressão na consolidação da democrática. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO E CONTEMPORANEIDADE, 4., 2017, Santa Maria. Anais [...]. Santa Maria: UFSM, 2017. p. 1-15.

BARROS, Diana Luz Pessoa. As fake news e as “anomalias”. Verbum: Cadernos de pós-graduação, Monte Alegre, v. 9, n. 2, p. 26-41, 2020.

BASOL, Melisa; ROOZENBEEK, Jon; VAN DER LINDEN, Sander. Good news about Bad News: Gamified inoculation boosts confidence and cognitive immunity against fake news. Journal of Cognition, East London Works, v. 3, n. 1, p. 1-9, 2020. Available in: http://doi.org/10.5334/joc.91. Accessed on: 3 apr. 2023.

BASOL, Melisa et al. Towards psychological herd immunity: Cross-cultural evidence for two prebunking interventions against COVID-19 misinformation. Big Data & Society, Thousand Oaks, v. 8, p. 1-18, 2021. Available in: https://doi.org/10.1177/20539517211013868. Accessed on: 3 apr. 2023.

BRADY, William et al. Emotion shapes the diffusion of moralized content in social networks. Psychological and Cognitive Science, Washington, v. 114, n. 28, p. 7313-7318, 2017. Available in: https://doi.org/10.1073/pnas.1618923114. Accessed on: 3 apr. 2023.

CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.

CINELLI, Matteo et al. The COVID-19 social media infodemic. Scientific Reports, Berlin, v. 10, n. 16598, p. 1-10, 2020. Available in: https://doi.org/10.1038/s41598-020-73510-5. Accessed on: 3 apr. 2023.

COMPTON, Joshua. Inoculation Theory. In: DILLARD, James Price; SHEN, Lijiang. The SAGE handbook of persuasion: developments in theory and practice. 2. ed. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2013. p. 220-236.

COOK, John; LEWANDOWSKY, Stephan; ECKER, Ullrich. Neutralizing misinformation through inoculation: Exposing misleading argumentation techniques reduces their influence. PLoS One, San Francisco, v. 12, p. 1-21, 2017. Available in: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0175799. Accessed on: 3 apr. 2023.

CRANKY UNCLE. Cranky Uncle game: building resilience against misinformation. Cranky Uncle, c2022. Disponível em: https://crankyuncle.com/. Acesso em: 4 set. 2022.

D'ANCONA, Matthew. Pós-verdade: A nova guerra contra os fatos em tempos de fake News. Barueri: Faro Editorial, 2018.

DOURADO, Tatiana Maria Silva Galvão. Fake News na eleição presidencial de 2018 no Brasil. 2020. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, 2020.

EATWELL, Roger; GOODWIN, Mattew. Nacional-populismo: a revolta contra a democracia liberal. Rio de Janeiro: Record, 2020.

ECKER, Ullrich; LEWANDOWSKY, Stephan; CHADWICK, Matthew. Can corrections spread misinformation to new audiences? Testing for the elusive familiarity backfire effect. Cognitive Research, New York, v. 5, n. 41, p. 1-25, 2020. Available in: https://doi.org/10.1186/s41235-020-00241-6. Accessed on: 3 apr. 2023.

ESCANDÓN, Kevin et al. COVID-19 and false dichotomies: A nuanced review of the evidence regarding public health, COVID-19 symptomatology, SARS-CoV-2 transmission, masks, and reinfection. BMC Infectious Diseases, London, v. 21, n. 710, p. 1-47, 2020. Available in: https://doi.org/10.1186/s12879-021-06357-4. Accessed on: 3 apr. 2023.

ESCOSSIA, Fernanda. Desinformação, checagem e o jornalismo colaborativo: uma análise das estratégias discursivas das “fake news” nas eleições brasileiras de 2018. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 17., 2019, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: SBPJor, 2019. p. 1-16.

FALLIS, Don. A conceptual analysis of disinformation. In: ISOCIETY: RESEARCH, EDUCATION, ENGAGEMENT, 2009, North Carolina. Proceedings […]. North Carolina: University of North Carolina at Chapel Hil, 2009. p. 1-8.

FALLIS, Don. A functional analysis of disinformation. In: ICONFERENCE: BREAKING DOWN WALLS – CULTURE, CONTEXT, COMPUTING, 2014, Berlin. Proceedings […]. Berlin: Berlin School of Library and Information Science, 2014. p. 621-627.

FAZIO, Lisa et al. Knowledge does not protect against illusory truth. Journal of Experimental Psychology: General, Washington, v. 144, n. 5, p. 993-1002, 2015. Available in: https://doi.org/10.1037/xge0000098. Accessed on: 3 apr. 2023.

FETZER, James. Disinformation: The use of false information. Minds and Machines, Van Godewijckstraat, v. 14, n. 2, p. 231-240, 2004. Available in: https://doi.org/10.1023/B:MIND.0000021683.28604.5b. Accessed on: 3 apr. 2023.

FLORIDI, Luciano. The Internet as a disinformation superhighway? The Electronic Library, Denton, v. 14, n. 6, p. 509-551, 1996. Available in: https://doi.org/10.1108/eb045517. Accessed on: 3 apr. 2023.

FLORIDI, Luciano. The philosophy of information. Oxford: Oxford University Press, 2011.

FREIRE, Paulo Márcio Souza; GOLDSCHMIDT, Ronaldo Ribeiro. Uma introdução ao combate automático às fake news em redes sociais virtuais. In: CAVALCANTI, Maria Cláudia; TRAINA, Agma (org.). Tópicos em gerenciamento de dados e informações: Minicursos do SBBD. Fortaleza: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 38-67.

FROSINI, Fabio. Sobre populismos, hegemonia, retórica e conteúdo social. Revista Novos Olhares Sociais, Cachoeira, BA, v. 4, n. 1, p. 8-23, 2021.

GO VIRAL. A 5-minute game that helps protect you against covid-19 misinformation. Goviralgame, 2022. Disponível em: https://www.goviralgame.com/en. Acesso em: 4 set. 2022.

HARMONY SQUARE. Breaking harmony square. Harmonysquare.game, 2022. Disponível em: https://harmonysquare.game/en. Acesso em: 8 set. 2022.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD). Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal: 2017. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010.

LEWANDOWSKY, Stephan et al. The debunking Handbook 2020. Seattle: Skeptical Science, 2020.

LEWANDOWSKY, Stephan et al. Misinformation and its correction: Continued influence and successful debiasing. Psychological Science in the Public Interest, London, v. 13, n. 3, p. 106-131, 2012. Available in: https://doi.org/10.1177/1529100612451018. Accessed on: 3 apr. 2023.

LEWANDOWSKY, Stephan; COOK, John; LLOYD, Elisabeth A. The “Alice in Wonderland” mechanics of the rejection of (climate) science: simulating coherence by conspiracism. Synthese, Van Godewijckstraat, v. 195, p. 175-196, 2018. Available in: https://doi.org/10.1007/s11229-016-1198-6. Accessed on: 3 apr. 2023.

MACEDO, Isabel. Das 123 fake news encontradas por agências de checagem, 104 beneficiaram Bolsonaro. Uol, Congresso em Foco, 26 out. 2018. Disponível em: https://congressoemfoco.uol.com.br/area/pais/das-123-fake-news-encontradas-por-agencias-de-checagem-104-beneficiaram-bolsonaro/. Acesso em: 18 jan. 2022.

McGUIRE, William James; PAPAGEORGIS, Dimitrios. The relative efficacy of various types of prior belief-defense in producing immunity against persuasion. The Journal of Abnormal and Social Psychology, Albany, v. 62, n. 2, p. 327-337, 1961. Available in: https://doi.org/10.1037/h0042026. Accessed on: 3 apr. 2023.

McGUIRE, William James. Inducing resistance against persuasion: Some Contemporary Approaches. Advances in Experimental Social Psychology, San Diego, v. 1, p. 191-229, 1964. Available in: https://doi.org/10.1016/S0065-2601(08)60052-0. Accessed on: 3 apr. 2023.

McGUIRE, William James. A vaccine for brainwash. Psychology Today, New York, v. 3, p. 36-64, 1970.

MAERTENS, Rakoen et al. Long-term effectiveness of inoculation against misinformation: Three longitudinal experiments. Journal of Experimental Psychology: Applied, Washington, v. 27, n. 1, p. 1-16, 2021. Available in: https://doi.org/10.1037/xap0000315. Accessed on: 3 apr. 2023.

MARTEL, Cameron; MOSLEH, Mohsen; RAND, David. You’re definitely wrong, maybe: Correction style has minimal effect on corrections of misinformation online. Media and Communication, Lisbon, v. 9, n. 1, p. 120-133, 2021.

NATHANSOHN, Bruno Macedo; BRISOLA, Ana Cristina. Cruzando fronteiras na sociedade da desinformação: a busca dos refugiados por cidadania. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 30, n. 3, p. 1-16, 2020.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE (OPAS). Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a COVID-19: kit de ferramentas de transformação digital - ferramentas de conhecimento. Folheto informativo.

Washington: OPAS; Organização Mundial da Saúde, 2020.

POYNTER INSTITUTE. Poynter’s top funding sources: Independent journalism demands transparent financial reporting. Poynter, oct. 2022. Disponível em: https://www.poynter.org/major-funders/. Acesso em: 5 nov. 2021.

ROOZENBEEK, Jon; VAN DER LINDEN, Sander. The fake news game: actively inoculating against the risk of misinformation. Journal of Risk Research, Abingdon, v. 22, n. 5, p. 570-580, 2018. Available in: https://doi.org/10.1080/13669877.2018.1443491. Accessed on: 3 apr. 2023.

ROOZENBEEK, Jon; VAN DER LINDEN, Sander. Fake news game confers psychological resistance against online misinformation. Palgrave Communications, Houndmills, v. 5, n. 65, p.1-10, 2019. Available in: https://doi.org/10.1057/s41599-019-0279-9. Accessed on: 3 apr. 2023.

ROOZENBEEK, Jon; VAN DER LINDEN, Sander. NYGREN, Thomas. Prebunking interventions based on “inoculation” theory can reduce susceptibility to misinformation across cultures. Harvard Kennedy School Misinformation Review, Cambridge, v. 1, n. 10, p. 1-23, 2020. Available in: https://doi.org/10.37016//mr-2020-008. Accessed on: 3 apr. 2023.

ROOZENBEEK, Jon; VAN DER LINDEN, Sander. Inoculation theory and misinformation. Riga: NATO Strategic Communications Centre of Excellence, 2021.

ROOZENBEEK, Jon et al. Disentangling item and testing effects in inoculation research on online misinformation. Educational and Psychological Measurement, Thousand Oaks, v. 81, n. 2, p. 340-362, 2021. Available in: https://doi.org/10.1177/00131644209403. Accessed on: 3 apr. 2023.

ROOZENBEEK, Jon et al. Psychological inoculation improves resilience against misinformation on social media. Science Advances, Washington, v. 8, n. 34, p. 1-11, 2022. Available in: https://doi.org/10.1126/sciadv.abo6254. Accessed on: 3 apr. 2023.

SAMPAIO, Denise Braga; BERNARDINO, Maria Cleide Rodrigues. O uso de metodologias alternativas no ensino de Biblioteconomia: gamificação como estratégia pedagógica. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 4, p. 100-117, 2018.

SILVA, Mayara Karla; ALBUQUERQUE, Maria Elisabeth; VELOSO, Maria do Socorro. Representação da informação noticiosa pelas agências de fact-checking: do acesso à informação ao excesso de informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, Bela Vista, v. 15, n. 2, p. 410-426, 2019.

SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Pós-verdade e informação: múltiplas concepções e configurações. In: ENCONTRO NACIONAL EM PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais [...]. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2018. p. 334-353.

SKYRMS, Brian. Signals: evolution, learning, and information. New York: Oxford University Press, 2010.

STENCEL, Mark. International fact-checking gains ground, Duke census finds: Number of projects up 19% in a year; U.S. count holds steady after tumultuous election season. Reporters’ Lab, 28 fev. 2017.

VAN DER LINDEN, Sander et al. Inoculating the public against misinformation about climate change. Global Challenges, Weinheim p. 1-7, jan. 2017. Available in: https://doi.org/10.1002/gch2.201600008. Accessed on: 3 apr. 2023.

VAN DER LINDEN, Sander et al. How can psychological science help counter the spread of fake news? The Spanish Journal of Psychology, Cambridge, v. 24, n. 25, p. 1-9, 2021. Available in: https://doi.org/10.1017/SJP.2021.23. Accessed on: 3 apr. 2023.

VOSOUGHI, Soroush; ROY, Deb; ARAL, Sinan. The spread of true and false news online. Science, Washington, v. 359, n. 6380, p. 1146-1151, 2018. Available in: http://dx.doi.org/10.1126/science.aap9559. Accessed on: 3 apr. 2023.

WALTON, Douglas. Ad hominem arguments. Alabama: University Alabama Press, 2009.

WARDLE, Claire; DERAKHSHAN, Hossein. Thinking about ‘information disorder’: formats of misinformation, disinformation, and mal-information. In: IRETON, Cherilyn; POSETTI, Julie (org.). Journalism, ‘fake news’ & disinformation. Paris: UNESCO, 2018. p. 43-54.

Downloads

Publicado

2023-04-04

Como Citar

SILVA, K. M. F. da C. e .; PRESSER, N. H. Contribuições da Teoria da Inoculação e o papel didático da gamificação como ferramenta de combate à desinformação política. Em Questão, Porto Alegre, v. 29, p. 124379, 2023. DOI: 10.19132/1808-5245.29.124379. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/124379. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo