Reconfiguração do mercado editorial brasileiro de livros didáticos no início do século XXI: história das principais editoras e suas práticas comerciais

Autores

  • Célia Cristina de Figueiredo Cassiano

Palavras-chave:

Mercado editorial, livro didático, políticas públicas, educação

Resumo

O texto tem como eixo temático a circulação do livro didático na história recente do Brasil, que vem sendo objeto de minhas pesquisas há alguns anos. A hipótese é que as políticas públicas para o livro didático e as editoras privadas deixam marcas na seleção do livro que é feita nas escolas, levando para este processo determinantes de mercado, que precedem a escolha do professor e implicam a construção do currículo em ação nas escolas. Constitui-se, então, num campo de estudo privilegiado para se entender a relação escola e mercado. Por conta disso, no decorrer de minhas pesquisas, três instâncias fundamentais foram estudadas: as editoras de didáticos, com ênfase na sua área comercial; as ações governamentais, com foco no Programa Nacional do Livro Didático – PNDL – e a escola. Neste artigo, porém, enfatizamos apenas o mercado das grandes editoras de didáticos, traçando um panorama histórico deste setor, assim como apresentamos boa parte de suas práticas comerciais e a reconfiguração deste mercado, com a entrada das grandes multinacionais no Brasil, suas novas estratégias e o que isto implica para as escolas brasileiras.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Cristina de Figueiredo Cassiano

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2006-12-09

Como Citar

CASSIANO, C. C. de F. Reconfiguração do mercado editorial brasileiro de livros didáticos no início do século XXI: história das principais editoras e suas práticas comerciais. Em Questão, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 281–312, 2006. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/122. Acesso em: 17 ago. 2022.

Edição

Seção

Práticas Editoriais