A trajetória da Abril Cultural

Autores

  • Mateus H. F. Pereira

Palavras-chave:

Mercado editorial, Abril cultural, fascículos, ditadura militar

Resumo

A Editora Abril, via Abril Cultural, de 1968 até 1982, lançou mais de 200 fascículos, livros e discos no mercado editorial brasileiro. Este texto pretende narrar a trajetória desta empresa, procurando apresentar alguns elementos para se pensar a produção cultural durante a Ditadura Militar. Neste sentido, analisa-se o contexto de desenvolvimento da referida empresa, a dinâmica editorial de uma coleção e alguns prefácios de fascículos e coleções.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus H. F. Pereira

Doutorando em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Professor da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG/FUNEDI) Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2006-12-09

Como Citar

PEREIRA, M. H. F. A trajetória da Abril Cultural. Em Questão, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 239–258, 2006. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/120. Acesso em: 25 jun. 2022.

Edição

Seção

Práticas Editoriais