Colaboração científica

indicadores de coautoria e subautoria em periódicos indexados na SciELO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245284.119493

Palavras-chave:

colaboração científica, coautoria, subautoria, cientometria, SciELO

Resumo

Diferentes tipos de colaboração (formal e informal) são requeridos na atividade científica das diversas disciplinas e áreas. Por meio de indicadores cientométricos, analisaram-se, de forma mais abrangente, práticas colaborativas (coautorias e subautorias) contemporâneas nas publicações de dois importantes periódicos brasileiros indexados na SciELO, um das Ciências Biológicas e outro das Ciências Humanas, ao longo do período de 2010-2019. Os dados sobre coautoria foram coletados através dos artigos assinados por mais de um autor e sobre subautoria através dos textos de agradecimentos (por apoio material e/ou intelectual) inseridos pelos autores nas publicações. O corpus é constituído por 1.100 artigos, 758 da Acta Botanica Brasilica e 342 da Revista de Sociologia e Política. Verificou-se que, o contexto de comunicação científica (nacionalidade do periódico e da base de dados indexadora) não tem influência direta nas práticas colaborativas, mas sim a orientação da pesquisa realizada em cada uma das disciplinas e áreas. Altos percentuais de coautorias e subautorias (apoio financeiro e técnico/instrumental) identificados na Acta Botanica Brasilica evidenciam a necessidade de diferentes tipos de colaboração (formal e informal) nas áreas experimentais. Os altos percentuais de agradecimentos por apoio conceitual/peer interactive communication identificados na Revista de Sociologia e Política, cujos índices de coautoria são mais baixos do que os índices de autoria única, revelam a importância da colaboração de subautoria dos colégios invisíveis. Conclui que, a inclusão de bases de dados como a SciELO em pesquisas cientométricas é relevante para mapear, desde outro ângulo e, de forma mais abrangente, tipos de colaboração (autorais e não-autorais) na ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gonzalo Rubén Alvarez, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Comunicação e Informação; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Referências

ALBERT, Tim; WAGER, Elizabeth. How to handle authorship disputes: a guide for new researchers. The COPE Report, Eastleigh, p. 32-34, 2003.

ACTA BOTANICA BRASILICA. Sobre nós. Brasília, 2020.

ALVAREZ, Gonzalo Rubén; CAREGNATO, Sônia Elisa. Agradecimentos por financiamento na produção científica brasileira representada na Web of Science. Em Questão, Porto Alegre, v. 24, p. 48-70, 2018.

ALVAREZ, Gonzalo Rubén; CAREGNATO, Sônia Elisa. Agradecimentos em artigos científicos: percepção e comportamento dos pesquisadores brasileiros. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 30, n. 3, p. 1-14, 2020.

ALVAREZ, Gonzalo Rubén; CAREGNATO, Sônia Elisa. Colaboração de subautoria: estudo cientométrico baseado nos artigos brasileiros com agradecimentos na Web of Science. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 26, p. 01-19, 2021a.

ALVAREZ, Gonzalo Rubén; CAREGNATO, Sônia Elisa. Financiamento nas publicações brasileiras com agradecimentos indexadas na Web of Science. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 26, n. especial, p. 1-21, 2021b.

ARBIX, Glauco. Ciência e tecnologia em um mundo de ponta-cabeça. Estudos Avançados, São Paulo, v. 34, p. 65-76, 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BEAVER, Donald. Reflections on scientific collaboration (and its study): past, present, and future. Scientometrics, Amsterdam, v. 52, n. 3, p. 365-377, 2001.

BEAVER, Donald; ROSEN, Richard. Studies in scientific collaboration: Part I the professional origins of scientific co-authorship. Scientometrics, Amsterdam, v. 1, n. 1, p. 65-84, 1978.

BEAVER, Donald; ROSEN, Richard. Studies in scientific collaboration: Part III Professionalization and the natural history of modern scientific co-authorship. Scientometrics, Amsterdam, v. 1, n. 3, p. 231-245, 1979.

BEN-ARI, Eyal. On acknowledgements in ethnographies. Journal of Anthropological Research, Albuquerque, v. 43, n. 1, p. 63-84, 1987.

BRAUN, Tibor et al. International co-authorship patterns in physics and its subfields, 1981-1985. Scientometrics, Amsterdam, v. 24, n. 2, p. 181-200, 1992.

CHINCHILLA-RODRÍGUEZ, Zaida et al. New approach to the visualization of international scientific collaboration. Information Visualization, Thousand Oaks, v. 9, n. 4, p. 277-287, 2010.

CHUBIN, Daryl. Trusted assessorship in science: a relation in need of data. Social Studies of Science, Thousand Oaks, v. 5, n. 3, p. 362-367, 1975.

COMMITTEE ON PUBLICATION ETHICS (COPE). Core practices. Hampshire, 2017. Disponível em: https://publicationethics.org/core-practices. Acesso em: 23 ago. 2022.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPq). Diretrizes. Brasília, 2016. Disponível em: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/composicao/comissao-de-integridade/diretrizes. Acesso em: 15 set. 2021.

COSTAS, Rodrigo; VAN LEEUWEN, Thed N. Approaching the “reward triangle”: General analysis of the presence of funding acknowledgments and “peer interactive communication” in scientific publications. Journal of the American Society for Information Science and Technology, Hoboken, v. 63, n. 8, p. 1647-1661, 2012.

CRONIN, Blaise. Let the credits roll: a preliminary examination of the role played by mentors and trusted assessors in disciplinary formation. Journal of Documentation, Bingley, v. 47, n. 3, p. 227-239, 1991.

CRONIN, Blaise. The hand of science: academic writing and its rewards. Lanham: Scarecrow Press, 2005.

CRONIN, Blaise; MCKENZIE, Gail; STIFFLER, Michael. Patterns of acknowledgement. Journal of Documentation, Bingley, v. 48, n. 2, p. 107-253, jun. 1992.

CRONIN, Blaise; MCKENZIE, Gail; RUBIO, Lourdes. The norms of acknowledgement in four humanities and social sciences disciplines. Journal of Documentation, Bingley, v. 49, n. 1, p. 1-102, mar. 1993.

CRONIN, Blaise; WEAVER-WOZNIAK, Sherrill. The praxis of acknowledgement: from bibliometrics to influmetrics. Revista Española de Documentación Científica, Madrid, v. 18, n. 2, p. 172-177, 1995.

CRONIN, Blaise; SHAW, Debora; LA BARRE, Kathryn. A cast of thousands: co-authorship and sub-authorship collaboration in the twentieth century as manifested in the scholarly journal literature of Psychology and Philosophy. Journal of the Association for Information Science and Technology, Hoboken, v. 54, n. 9, p. 855-871, jul. 2003.

CRONIN, Blaise; SHAW, Debora; LA BARRE, Kathryn. Visible, less visible, and invisible work: patterns of collaboration in 20th century Chemistry. Journal of the American Society for Information Science and Technology, Hoboken, v. 55, n. 2, p. 160-168, 2004.

DÍAZ-FAES, Adrián Arias; GALINDO, María Purificación; BORDONS, María. Nuevas aproximaciones a la colaboración científica: el análisis de los agradecimentos. In: ALCAIDE, Gregorio González; FERRI, Javier Gómez; CALATAYUD, Víctor Agulló (coord.). La colaboración científica: una aproximación multidisciplinar. Valencia: Nau Llibres, 2013. p. 269-280.

DÍAZ-FAES, Adrián Arias; BORDONS, María. Acknowledgments in scientific publications: presence in Spanish science and text patterns across disciplines. Journal of the Association for Information Science and Technology, Hoboken, v. 65, n. 9, p. 1834-1849, 2014.

DÍAZ-FAES, Adrián Arias; BORDONS, María. Making visible the invisible through the analysis of acknowledgements in the humanities. Aslib Journal of Information Management, Bingley, v. 69, n. 5, p. 576-590, 2017.

EGGHE, Leo; GOOVAERTS, Marc; KRETSCHMER, Hildrun. Collaboration and Productivity: an investigation into ‘Scientometrics’ journal and ‘UHasselt’repository. Collnet - Journal of Scientometrics and Information Management, Oxon, v. 2, n. 1, p. 83-89, 2008.

GENETTE, Gerard. Paratexts: thresholds of interpretation. New York: Cambridge University Press, 1997.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. (Série Educação a Distância).

GONZÁLEZ-ALBO, Borja et al. Bibliometric indicators for the analysis of the research performance of a multidisciplinary institution: the CSIC. Revista Española de Documentación Científica, Madrid, v. 35, n. 1, p. 9-37, 2012.

FAHMY, Chantal; YOUNG, Jacob. Invisible colleagues: the informal organization of knowledge production in criminology and criminal justice. Journal of Criminal Justice Education, Oxon, v. 26, n. 4, p. 423-445, 2015.

HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. Agradecimentos em artigos científicos: o ponto de vista de pesquisadores. Prisma.com, Porto, n. 37, p. 55-70, 2018.

HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini; BELLO, Suzelei Faria. Presença dos agradecimentos em um periódico da área de Saúde. Em Questão, Porto Alegre, v. 20, n. 3, ed. especial, p. 166-193, 2014.

HEFFNER, Alan. Funded research, multiple authorship, and subauthorship collaboration in four disciplines. Scientometrics, Amsterdam, v. 3, n. 1, p. 5-12, 1981.

KASSIRER, Jerome; ANGELL, Marcia. On authorship and acknowledgments. The New England Journal of Medicine, Waltham, v. 325, n. 21, p. 1510-1512, 1991.

KATZ, Sylvan. Geographical proximity and scientific collaboration. Scientometrics, Amsterdam, v. 31, n. 1, p. 31-43, 1994.

KATZ, Sylvan; MARTIN, Ben. What is research collaboration? Research Policy, Amsterdam, n. 26, p. 1-18, 1997.

LOW, Wah Yun et al. Trend and impact of international collaboration in clinical medicine papers published in Malaysia. Scientometrics, Amsterdam, v. 98, n. 2, p. 1521-1533, 2014.

MASCARENHAS, Fernando; LAZZAROTTI, Ari; VIANNA, Lauro Casqueiro. A ciência e a RBCE em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Brasília, v. 42, p. 1-3, 2020.

MCCAIN, Katherine W. Communication, competition, and secrecy: the production and dissemination of research-related information in Genetics. Science, Technology, & Human Values, Thousand Oaks, v. 16, n. 4, p. 491-516, 1991.

MEADOWS, Arthur Jack. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.

PAUL-HUS, Adèle et al. Acknowledgment research genealogy for today’s quantified academia. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE CANADIAN ASSOCIATION FOR INFORMATION SCIENCE, 43., 2015, Ottawa. Proceedings […] Ottawa: CAIS, 2015. p. 1-8.

PAUL-HUS, Adèle; DESROCHERS, Nadine; COSTAS, Rodrigo. Characterization, description, and considerations for the use of funding acknowledgement data in Web of Science. Scientometrics, Amsterdam, v. 108, n. 1, p. 167-182, 2016.

PUBLONS. How do I add peer reviews to Publons? Philadelphia, 2019. Disponível em: https://publons.freshdesk.com/support/solutions/articles/12000012195-how-do-i-add-peer-reviews-to-publons-. Acesso em: 03 jun. 2021.

REVISTA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA. Instruções aos autores. Curitiba, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0104-4478&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 fev. 2021.

ROA-ATKINSON, Adriana; VELHO, Léa. Interactions in knowledge production: a comparative case study of immunology research groups in Colombia and Brazil. Aslib Proceedings: New Information Perspectives, Bingley, v. 57, n. 3, p. 200-216, 2005.

SALAGER-MEYER, Françoise; ARIZA, María Ángeles Alcaraz; BERBESÍ, Maryelis Pabón. “Backstage solidarity” in Spanish and English written medical research papers: publication context and the acknowledgment paratext. Journal of the American Society for Information Science and Technology, Hoboken, v. 60, n. 2, p. 307-317, 2009.

SALAGER-MEYER, Françoise et al. Scholarly gratitude in five geographical contexts: a diachronic and cross-generic approach of the acknowledgment paratext in medical discourse (1950-2010). Scientometrics, Dordrecht, v. 86, n. 3, p. 763-784, 2011.

SOLLA PRICE, Derek John de. Little Science, Big Science...and beyond. New York: Columbia University Press, 1986.

SOLLA PRICE, Derek John de; BEAVER, Donald. Collaboration in an invisible college. American Psychologist, Washington, v. 21, p. 1011-1018, 1966.

Downloads

Publicado

2022-09-27

Como Citar

ALVAREZ, G. R. Colaboração científica: indicadores de coautoria e subautoria em periódicos indexados na SciELO. Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 4, p. 119493, 2022. DOI: 10.19132/1808-5245284.119493. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/119493. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo