O TikTok como ferramenta de inovação em serviços de informação em bibliotecas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245282.116231

Palavras-chave:

Rede social, Inovação, Serviços de informação, Consumo da informação, Biblioteca

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar o posicionamento digital de algumas bibliotecas na rede social TikTok, observando o uso dessa plataforma como estratégia de inovação em serviços na perspectiva das novas tendências de consumo da informação. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, cujo delineamento do estudo foi dividido em duas fases: pesquisa bibliográfica (levantamento de pesquisas e relatos de experiências sobre o tema) e levantamento dos perfis de bibliotecas na rede social que utilizam a plataforma. Foram analisados cinco perfis: Biblioteca Pública Sierra Madre, Biblioteca Pública de Vancouver, Biblioteca Pública de Iowa, Biblioteca Pública de Dover e a Biblioteca Pública de Calgary. O processo de análise da pesquisa sobre o posicionamento digital desses espaços foi realizado a partir de quatro aspectos: marketing, engajamento, interação com os usuários e produção de conteúdo. Observou-se que essas bibliotecas, aliando seu caráter profissional ao potencial de entretenimento da rede social TikTok, desenvolveram uma relação de interação e de engajamento com os seus usuários, o que gerou maior interesse pelos seus serviços de informação e produtos por meio do marketing digital. Tornaram-se, assim, inovadoras em seu posicionamento digital estratégico, acompanhando as novas tendências de consumo da informação pelos usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Leonardo de Souza Fonseca, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutorando em Ciência da Informação na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bibliotecário-Documentalista no Instituto Federal do Amazonas (IFAM)

Maria Gabriella Flores Severo Fonseca, Universidade de Brasília (UnB)

Doutoranda em Literatura na Universidade de Brasília (UnB). Professora de Língua Portuguesa e Literatura na Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED) e na Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC).

Downloads

Publicado

2022-02-23

Como Citar

FONSECA, D. L. de S.; FONSECA, M. G. F. S. O TikTok como ferramenta de inovação em serviços de informação em bibliotecas. Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 2, p. 116231, 2022. DOI: 10.19132/1808-5245282.116231. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/116231. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos