Conselhos de Fiscalização de Profissões Regulamentadas: pré-diagnóstico dos Arquivos dos Conselhos Federais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245282.116211

Palavras-chave:

Política pública arquivística, Conselhos de Fiscalização Profissional, Gestão de documentos em autarquias federais, Diagnóstico de arquivo, Diagnóstico arquivístico

Resumo

Neste artigo são apresentados resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender as práticas arquivísticas em Conselhos de Fiscalização de Profissões Regulamentadas. Para levantamento de dados, foi utilizado o método Survey, estruturado através de um formulário de pré-diagnóstico de arquivo, aplicado nos 29 Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas existentes no Brasil, que compõem um conjunto de, aproximadamente, 580 órgãos, incluindo-se os conselhos regionais. Tais órgãos situam-se na administração pública federal indireta. Foram recebidas 14 respostas dos pré-diagnósticos. Conforme Parecer do Ministério da Justiça/AGU, de 2013, compete ao Arquivo Nacional orientar esses conselhos sobre a gestão de documentos. Ficou demonstrado, entretanto, que a maioria dos Conselhos: não aplica os instrumentos de gestão do Arquivo Nacional; não foi convidada para reuniões do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo (SIGA); não orienta seus respectivos conselhos regionais no trato com a documentação; não possui Arquivo com status de unidade ou setor nos respectivos organogramas; não possui repositórios arquivísticos; não possui sistemas informatizados que cumpram os requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD), possuindo apenas sistemas eletrônicos de gestão de documentos (GEDs); não possui plano de salvaguarda, dentre outros apontamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Meissane Andressa da Costa Leão, UFMG

Mestre em Ciência da Informação pela UFMG. Bibliotecária e Arquivista.

Cintia Aparecida Chagas, UFMG

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), mestrado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2002), doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016) com realização de estágio pós-doutoral na Universidad de Salamanca (2019). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Downloads

Publicado

2022-02-23

Como Citar

LEÃO, M. A. da C.; CHAGAS, C. A. Conselhos de Fiscalização de Profissões Regulamentadas: pré-diagnóstico dos Arquivos dos Conselhos Federais. Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 2, p. 116211, 2022. DOI: 10.19132/1808-5245282.116211. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/116211. Acesso em: 18 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos