As quatro funções da biblioteca pública nas mídias sociais
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245282.114108Palavras-chave:
Biblioteca pública, Funções da biblioteca, Formação de leitores, Redes sociais, Postagem de bibliotecasResumo
A presente pesquisa busca identificar a representação das funções da biblioteca pública a partir do que é divulgado em suas páginas institucionais e nos perfis do Facebook e do Instagram. A pesquisa quali-quantitativa foi realizada em todo o país com uma amostra estatística aleatória simples com erro amostral de 4%. Com o universo de pesquisa contando com 6055 bibliotecas públicas no Brasil, a amostra foi determinada em 547 instituições, de onde chegou-se a 97 páginas e perfis de 63 bibliotecas de todas as regiões do Brasil. A partir da análise das postagens no período de dois anos, entre julho de 2018 a junho de 2020, chegou-se a 1528 tipos de postagens, sendo possível identificar a relação do que é publicado com as quatro funções da biblioteca pública: informativa, educativa, cultural e recreativa. Com publicações diversificadas, as postagens em maior quantidade têm função informativa. Mesmo assim, as outras funções estão bem presentes nos ambientes virtuais das bibliotecas públicas. Conclui-se que um número pequeno de bibliotecas públicas utiliza as mídias sociais. Nesta utilização há criação variada de conteúdo, divulgação de serviços e produtos e uma nova forma de comunicação direta com seus usuários.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 3.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.