As dimensões da mediação da informação como fundamento para a mediação da leitura voltada para o idoso

Autores

  • Fausto José Silva Calheira Universidade Federal da Bahia
  • Raquel do Rosário Santos Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245282.112916

Palavras-chave:

Mediação da leitura, Mediação da informação, Dimensões da mediação da informação, Idosos

Resumo

A prática da leitura possibilita o intercâmbio de informações importantes e apoia o desenvolvimento das capacidades intelectuais e o senso crítico dos sujeitos. A mediação da leitura também contribui com o processo de (re)construção do conhecimento e, ao mesmo tempo, visa proporcionar uma autonomia diante da interpretação e das emoções que são geradas no momento da leitura. Nessa perspectiva, este estudo evidencia o alcance das dimensões da mediação da informação propostas por Gomes (2014, 2016, 2017, 2019a, 2019b) nas atividades de mediação da leitura com os idosos. Quanto à metodologia, foi adotada a abordagem qualitativa, com o uso do método documental. Buscou-se a articulação dos aspectos teóricos, conceituais e analíticos que subsidiaram a discussão sobre as atividades de mediação da leitura com os idosos, realizadas e documentadas pelas instituições de longa permanência localizadas em Salvador, Bahia. Por meio do desenvolvimento reflexivo, considera que o mediador, ao buscar uma atuação consciente nas atividades de mediação da leitura, de modo a alcançar as cinco dimensões dialógica, estética, formativa, ética e política, contribui com o processo de ressignificação da vida dos idosos e com a apropriação da informação por parte dos sujeitos envolvidos na ação mediadora, o que favorecerá o fortalecimento do protagonismo social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fausto José Silva Calheira, Universidade Federal da Bahia

Graduado em Enfermagem - Faculdade de Ilhéus (2014). Granduado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (2019). Atualmente encontra-se vinculado ao programa de pós graduação na modalidade de mestrado do (PPGCI-UFBA). Atua principalmente nos seguintes temas: mediação da leitura, mediação da informação, idoso e bibliotecas.

Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Bahia

Professora Adjunta do Instituto de Ciência da Informação (ICI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFBA. Vice líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Mediação e Comunicação da Informação (GEPEMCI). Coordenadora do projeto de extensão Lapidar: ações de leitura para o protagonismo social e Vice coordenadora do projeto de extensão Rede Mediar. Doutora em Ciência da Informação (2015) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Ciência da Informação (2012) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação (2009) também pela UFBA. Atua na área de Ciência da Informação. No ano de 2008 realizou atividades de iniciação científica pelo PIBIC/UFBA sem bolsa, passando em 2009 a desenvolver essas atividades de pesquisa com bolsa mantida pela FAPESB . Atuou como tutora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica PIBIC/UFBA/CNPq, sob a orientação da Profa. Dra. Henriette Ferreira Gomes, através do projeto ?Mediação para leitura e escrita nas atividades das bibliotecas das universidades públicas brasileiras?. Atua principalmente nos seguintes temas: mediação da informação; mediação da leitura; gestão da informação e do conhecimento; bibliotecas universitárias; comunicação em bibliotecas universitárias - web social.

Downloads

Publicado

2022-02-23

Como Citar

CALHEIRA, F. J. S.; SANTOS, R. do R. As dimensões da mediação da informação como fundamento para a mediação da leitura voltada para o idoso. Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 2, p. 112916, 2022. DOI: 10.19132/1808-5245282.112916. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/112916. Acesso em: 30 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)