As dimensões da mediação da informação no âmbito das instituições arquivísticas
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245281.281-298Palavras-chave:
Mediação da Informação, Instituição Arquivística, Protagonismo socialResumo
A instituição arquivística, por meio da atuação consciente do arquivista, deve assumir sua condição como um ambiente mediador, em favor do acesso e da apropriação da informação por parte da coletividade, que se sentirá representada nesse ambiente e poderá apoiar o desenvolvimento do protagonismo social. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo evidenciar, a partir de uma análise crítica da literatura da área da mediação da informação, reflexões acerca de como as instituições arquivísticas podem potencializar o desenvolvimento do protagonismo social. Quanto à metodologia, foi adotada a abordagem qualitativa, com o uso do método bibliográfico com a articulação de aspectos teóricos, conceituais e analíticos que subsidiaram a discussão sobre a mediação da informação no âmbito da instituição arquivística. Por meio do desenvolvimento reflexivo, concluiu-se que, ao atuar conscientemente nas atividades de mediação da informação, a fim de alcançar as dimensões dialógica, estética, formativa, ética e política, o arquivista passa a contribuir com o processo de apropriação da informação por parte dos sujeitos envolvidos na ação mediadora, favorecendo o desenvolvimento e o fortalecimento do protagonismo social desses sujeitos, do arquivista mediador e do próprio arquivo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 3.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.