As dimensões da mediação da informação no âmbito das instituições arquivísticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245281.281-298

Palavras-chave:

Mediação da Informação, Instituição Arquivística, Protagonismo social

Resumo

A instituição arquivística, por meio da atuação consciente do arquivista, deve assumir sua condição como um ambiente mediador, em favor do acesso e da apropriação da informação por parte da coletividade, que se sentirá representada nesse ambiente e poderá apoiar o desenvolvimento do protagonismo social. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo evidenciar, a partir de uma análise crítica da literatura da área da mediação da informação, reflexões acerca de como as instituições arquivísticas podem potencializar o desenvolvimento do protagonismo social. Quanto à metodologia, foi adotada a abordagem qualitativa, com o uso do método bibliográfico com a articulação de aspectos teóricos, conceituais e analíticos que subsidiaram a discussão sobre a mediação da informação no âmbito da instituição arquivística. Por meio do desenvolvimento reflexivo, concluiu-se que, ao atuar conscientemente nas atividades de mediação da informação, a fim de alcançar as dimensões dialógica, estética, formativa, ética e política, o arquivista passa a contribuir com o processo de apropriação da informação por parte dos sujeitos envolvidos na ação mediadora, favorecendo o desenvolvimento e o fortalecimento do protagonismo social desses sujeitos, do arquivista mediador e do próprio arquivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Bahia

Professora Adjunto do Departamento de Documentação e Informação do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Bahia.

Ana Claudia Medeiros de Sousa, Universidade Federal da Bahia

Professora Adjunto do Departamento de Documentação e Informação do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba.

Henriette Ferreira Gomes, Universidade Federal da Bahia

Professora Titular do Instituto de Ciência da Informação (ICI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFBA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Mediação e Comunicação da Informação (GEPEMCI).

Downloads

Publicado

2021-12-07

Como Citar

SANTOS, R. do R.; SOUSA, A. C. M. de; GOMES, H. F. As dimensões da mediação da informação no âmbito das instituições arquivísticas. Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 1, p. 281–298, 2021. DOI: 10.19132/1808-5245281.281-298. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/112753. Acesso em: 2 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)