Qualidade de dados em gestão de dados de pesquisa: um estudo bibliométrico
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245281.159-184Palavras-chave:
Gestão de dados de pesquisa, Qualidade de dados, Dados de pesquisa, Dados científicos, Curadoria digitalResumo
A gestão dos dados de pesquisa é reconhecida pela comunidade científica como parte importante das boas práticas de pesquisa. Desta maneira, acredita-se que os mesmos devem estar sempre disponíveis para acesso e reuso. Neste contexto, a curadoria e a qualidade de dados são entendidas como elementos estratégicos. Este trabalho tem como objetivo caracterizar e especificar a produção científica existente sobre o tema “qualidade de dados em gestão de dados de pesquisa”, por meio da aferição de indicadores bibliométricos. Em termos metodológicos, esta pesquisa possui natureza quantitativa e qualitativa, é de tipo exploratória quanto a seus objetivos e utilizasse das bases de dados Web of Science e Scopus para a composição do corpus do estudo bibliométrico. Como resultado, identificou-se, a partir de um corpus de 77 artigos, um período de publicações relevantes entre os anos de 1984 e 2020, sendo o ano de 2019 aquele com mais trabalhos publicados. Adicionalmente, 7 veículos de publicação apresentaram mais de um artigo no tópico pesquisado, sendo os Estados Unidos o país com mais trabalhos publicados, totalizando 34. A área da Ciência da Computação foi a que mais produziu nesse tema e constitui uma tendência em sua interdisciplinaridade com as ciências biológicas, sociais aplicadas e da saúde. Finalmente, conclui-se que, a partir da consciência de que a qualidade de dados é um parâmetro relativo, a implementação de serviços de gestão de dados de pesquisa deve passar por preparação, com foco no atendimento a requisitos como os concernentes ao domínio e aos usos pretendidos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.