Intencionalidade e mediação da informação no contexto dos ambientes informacionais digitais
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245282.111998Palavras-chave:
Intencionalidade, Mediação da informação, Arquitetura da informação, Encontrabilidade da informação, Informação e tecnologiaResumo
O conceito de Intencionalidade abarca em sua essência a bagagem sociocognitiva dos sujeitos informacionais que sob a influência de diferentes contextos (político, social, econômico, tecnológico) produzem, interpretam medeiam, utilizam e se apropriam de informação a partir de seus comportamentos, competências, habilidades e experiências. Dentro do paradigma pós-custodial o desenvolvimento tecnológico propicia o aumento das informações que são geradas, especialmente, em ambientes informacionais digitais. Assim, estudos que possam potencializar o modo como esses ambientes são projetados se fazem necessários para que propiciem qualidade na encontrabilidade, no acesso, no uso e na apropriação das informações. Esta pesquisa busca apontar as relações entre os conceitos de Intencionalidade e de Mediação da Informação no contexto dos estudos responsáveis pela construção de projetos de ambientes informacionais digitais - a Arquitetura e Encontrabilidade da Informação. Nesse sentido, foi possível desenvolver reflexões teóricas a partir de correlações dos termos e fundamentos dos conceitos de Intencionalidade e da Mediação da Informação. Além de discussões pertinentes à área da Ciência da Informação diante de uma abordagem mais prática no contexto dos ambientes informacionais digitais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 3.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.