Intencionalidade e mediação da informação no contexto dos ambientes informacionais digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245282.111998

Palavras-chave:

Intencionalidade, Mediação da informação, Arquitetura da informação, Encontrabilidade da informação, Informação e tecnologia

Resumo

O conceito de Intencionalidade abarca em sua essência a bagagem sociocognitiva dos sujeitos informacionais que sob a influência de diferentes contextos (político, social, econômico, tecnológico) produzem, interpretam medeiam, utilizam e se apropriam de informação a partir de seus comportamentos, competências, habilidades e experiências. Dentro do paradigma pós-custodial o desenvolvimento tecnológico propicia o aumento das informações que são geradas, especialmente, em ambientes informacionais digitais. Assim, estudos que possam potencializar o modo como esses ambientes são projetados se fazem necessários para que propiciem qualidade na encontrabilidade, no acesso, no uso e na apropriação das informações. Esta pesquisa busca apontar as relações entre os conceitos de Intencionalidade e de Mediação da Informação no contexto dos estudos responsáveis pela construção de projetos de ambientes informacionais digitais - a Arquitetura e Encontrabilidade da Informação. Nesse sentido, foi possível desenvolver reflexões teóricas a partir de correlações dos termos e fundamentos dos conceitos de Intencionalidade e da Mediação da Informação. Além de discussões pertinentes à área da Ciência da Informação diante de uma abordagem mais prática no contexto dos ambientes informacionais digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Alves Sanchez, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Doutoranda em Ciência da Informação, linha de Informação e Tecnologia no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp de Marília.

Silvana Aparecida Borsetti Gregório Vidotti, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp de Marília.

Fernando Luiz Vechiato, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Oswaldo Francisco de Almeida Júnior, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp de Marília

Downloads

Publicado

2022-02-23

Como Citar

SANCHEZ, F. A.; BORSETTI GREGÓRIO VIDOTTI, S. A.; VECHIATO, F. L.; DE ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Intencionalidade e mediação da informação no contexto dos ambientes informacionais digitais. Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 2, p. 111998, 2022. DOI: 10.19132/1808-5245282.111998. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/111998. Acesso em: 18 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)